Já fez LIKE no AWAY magazine?

Portugal em projeto de rede europeia de bioeconomia circular sustentável

Iniciativa conta com o envolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra(FCTUC) está a participar no projeto europeu BioRural, que tem como objetivo desenvolver em toda a Europa um quadro de apoio à transição para uma bioeconomia circular sustentável, regenerativa e inclusiva.

A iniciativa que visa também apoiar os agentes de inovação na introdução de soluções biotecnológicas de pequena escala, em áreas rurais, tem uma duração prevista de três anos e um orçamento de três milhões de euros, financiado pela União Europeia.

PUB

Projeto apoia zonas rurais (Foto: V. Harutyunyan/ Pexels)

O projeto BioRural aborda diferentes problemáticas, como o elevado risco de pobreza, o acesso limitado a serviços e a infraestruturas básicas e os baixos níveis de formação, sentidos pelas populações das áreas rurais, causados pela migração de um crescente número de pessoas para os centros urbanos e a existência de uma economia linear.

Com o envolvimento de cerca de 20 parceiros de 14 países, o projeto “visa contribuir para a resolução destes desafios económicos, demográficos e climáticos, através do desenvolvimento de um quadro de transição eficaz na promoção da adoção de soluções inclusivas que beneficiarão todas as áreas rurais europeias” explica a FCTUCem comunicado.

Portugal é um dos 14 países a participar no projeto (Infografia: divulgação)

Preencher o espaço entre a inovação biotecnológica e a vida quotidiana dos cidadãos europeus, através do incentivo à troca de conhecimento e identificação de oportunidades de negócio para o desenvolvimento rural, é outro dos objetivos a que se propõe o projeto BioRural.

PUB