Já fez LIKE no AWAY magazine?

O teu hambúrguer favorito poderá vir embrulhado em algas

Cientistas criaram material à base de algas que pode substituir embrulhos plastificados usados em cadeias de fast food

Se já comeste no McDonalds ou no Burger King, ou até em qualquer outra cadeia de fast food, com certeza já reparaste que o packaging é plastificado. A escolha do plástico não é aleatória: acontece porque é um material resistente à gordura. O problema é que não é amigo do ambiente.

Cientistas da Universidade Flinders, na Austrália, e developers da empresa alemã de biomaterial one . five desenvolveram em conjunto um novo material, um biopolímero, à base de algas que pode revestir papel e ser usado na indústria de fast food.

PUB

Churros com packaging plastificado (Foto: Pixabay)

O biopolímero é amigo do ambiente e resistente à gordura. É produzido a partir de algas encontradas na costa sul da Austrália.

A grande vantagem de se utilizarem algas é que estas conseguem regenerar-se. Além disso, o cultivo destes organismos ajuda a reabilitar ambientes marinhos, ao mesmo tempo que reduz os gases com efeito de estufa e controla a erosão na costa, explica a Universidade Flinders, em comunicado.

Algas (Foto: B. Wicks/Unsplash)

A criação deste biopolímero tem como objetivo diminuir a utilização de plástico, altamente poluente, em várias indústrias. Por isso, o material criado pode ser colocado em várias superfícies, dependendo da aplicação pretendida.

O próximo passo neste projeto conjunta da Universidade Flinders e da one . fiveé adaptar o processo de produção para ser feito a uma escala industrial.

PUB