Já fez LIKE no AWAY magazine?

Podemos ter um arroz de cultivo mais sustentável à mesa?

Projeto analisou emissões de cultivo de arroz em Sevilha aplicando três técnicas distintas de gestão de água

A forma tradicional de se cultivar arroz parece ser responsável por grandes quantidades de emissões de gases com efeito de estufa. Há um projeto que está a trabalhar para tornar o cultivo mais sustentável, e um teste em Sevilha, Espanha, mostrou que há uma técnica que pode reduzir emissões em 60%.

OProjeto Oryzonte de Agricultura Sustentável foi lançado em 2018 com o objetivo de melhorar a sustentabilidade do cultivo de arroz na região de Sevilha. Financiado pela Mars Food, Herba Ricemills e Danone, o programa centra-se em três áreas: água, emissões de gases e biodiversidade.

PUB

Cultivo de arroz tem muitas emissões de gases

Para perceber se a mudança de técnica de cultivo poderia representar um grande passo na redução das emissões, o Oryzonte fez um estudo em Sevilha.

Foram recolhidas amostras de três parcelase aplicados cenários diferente de gestão de água a cada uma delas: um tradicional com irrigação o ano todo, um de irrigação intermitente com períodos de aeração do solo durante o cultivo chamado AWD e um último sem inundação no inverno. A monitorização ocorreu entre junho de 2019 e junho de 2020.

Prática de irrigação intermitente mostrou bons resultados

PUB

Apesar de as emissões de gases da parcela com o método tradicional ser inferior à de outras regiões devido ao nível de argila e sulfato no solo, a análise permitiu concluir que a implementação da AWD garantiu uma redução de 60% de gases com efeito de estufa. Nas emissões de metano houve um decréscimo de 63%.

Também a prática sem inundação no inverno teve resultados bastante positivos.

O projeto agora está a trabalhar com os produtores de arroz da região para tentar que sejam aplicadas técnicas de cultivo mais ecológicas, como a AWD

(Fotos: divulgação)

PUB