Já fez LIKE no AWAY magazine?

Elon Musk respondeu ao apelo da Ucrânia e deu acesso a internet rápida e segura

O patrão da Tesla e da SpaceX, deu acesso à rede de satélites Starlink, complicando eventuais pretensões russas de impedir internet na Ucrânia

Debaixo da tentativa de invasão russa que levou à guerra na Ucrânia, Mykhailo Fedorov, vice primeiro-ministro e ministro para a Transição Digital deste país fez um apelo no Twitter a Elon Musk: permitir acesso à rede mais rápida e resistente de internet, da qual o presidente da Tesla e SpaceX é proprietário.

A rede em causa, designa-se Starlink e é gerida pela SpaceX de Musk. Consiste num conjunto de satélites que servem de apoio à futura estação espacial e que permitem um acesso muito robusto e superrápido à internet.

PUB

“Enquanto tentas colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar a Ucrânia. Enquanto os teus foguetões aterram a partir do espaço, os rockets russos atacam a Ucrânia e a população civil! Nós pedimos-te que forneças à Ucrânia acesso às estações Starlink…” - pediu Fedorov

Elon Musk não demorou a responder e informou pela mesma via que o serviço de acesso Starlink estava ativo na Ucrânia.

Lançamento SpaceX (Foto: John Raoux/AP)

Esta não é a primeira vez que o patrão da SpaceX tem uma atitude tão rápida de apoio a uma catástrofe. Ainda recentemente no caso da erupção e tsunami no Arquipélago de Tonga, Musk, deu acesso à rede Starlink para o governo poder ter uma internet mais robusta.

PUB

A rede Starlink é composta por mais de 2 mil satélites em órbita e a SpaceX tem o objetivo de alcançar uma rede com mais de 40 mil satélites. A ideia é levar internet superrápida a todas as zonas do planeta, mesmo as mais remotas.

Esta tecnologia irá auxiliar a Ucrânia nas comunicações com o exterior e irá com certeza complicar planos de Vladimir Putin que possam incluir destruição de estruturas de internet no país que agora quer destruir.

Vídeo abaixo com uma das missões/teste da SpaceX

PUB