Já fez LIKE no AWAY magazine?

Álcool no Natal: condutores admitem conduzir poucas horas depois de beber

Estudo inglês concluiu que grande parte dos condutores se põem em risco ao beber e conduzir e que não têm noção dos limites impostos por lei

Um estudo encomendado pela IAM Road Smart, uma associação inglesa de segurança na estrada, concluiu que a maioria dos condutores não têm noção dos efeitos do consumo de bebidas alcoólicas na sua condução.

Dos mil inquiridos, metade admitiu que não se importam de conduzir na manhã a seguir a terem consumido bebidas alcoólicas. Mais do que isso, o estudo concluiu que muitos dos condutores não sabem qual é o limite da taxa de álcool, sendo que a resposta média foi de 52 microgramas por 100 mililitros de respirações, quando o limite no Reino Unido é de 35 microgramas.

PUB

Em Portugal, é proibido conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/litro. Mas há exceções importantes. Os novos condutores - durante os primeiros 3 anos de validade da carta de condução só podem conduzir com uma taxa de álcool inferior a 0,2 g/litro.

Outro problema identificado pela IAM Road Smart é que, apesar de os inquiridos acharem que sabem o seu limite, a verdade é que não têm em consideração que há vários fatores que podem interferir com o impacto do álcool no organismo e mesmo com as medições a que possam estar sujeitos, como o peso, género, metabolismo e os alimentos ingeridos.

PUB

Agora que se aproximam as festas de Natal, a associação pede aos condutores prudência no que diz respeito ao consumo de álcool antes de se colocarem atrás do volante. Neil Greig, diretor de política e pesquisa na IAM RoadSmart, deixa assim um alerta:

Se estás a planear beber álcool durante as celebrações de Natal, não tentes calcular se estás ou não acima do limite legar para conduzir. É sempre melhor não ter nada quando se vai para a estrada.

Recorda a mensagem: se fores beber este Natal, mantém-te afastado do volante.

(Fotos: divulgação e W. Key e K. Chance/Unsplash)

PUB