Já fez LIKE no AWAY magazine?

7 Dicas que te ajudam com as alergias e elevada concentração de pólen no ar

Evita passeios ao ar livre, cortar relva, mas também viagens em carro descapotável ou com janelas abertas

Portugal vai estar durante toda esta semana com elevadas concentrações de pólen na atmosfera. O alerta é da SPAIC e se sofres de alergias deves seguir as recomendações que damos abaixo.

De acordo com o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), até quinta feira (dia 21), nas regiões do Norte, nos dias de precipitação registar-se-á uma redução dos níveis de pólen no ar. Já para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, “esperam-se baixos níveis de pólen na atmosfera”, indica o boletim.

PUB

Os pólenes são transportados por insetos e pelo vento

Segundo a SPAIC, o pólen presente no ar atmosférico provem essencialmente das árvores carvalhos e da erva urtiga. Mais a sul e interior, deverás contar com aumento dos níveis dos pólenes, no ar, das ervas tanchagem, gramíneas e azeda.

Já na Estremadura e Algarve será o pólen de oliveira a atingir “níveis importantes”, assim como o de erva parietária na região da Estremadura.

O pólen de bétula estará presente no ar “em concentrações importantes” nas regiões do Norte, acrescenta.

Evita demasiado exposição na natureza

PUB

Conselhos para evitares o pólen no ar
  • Deves evitar desportos e atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas
  • Se andares de bicicleta utiliza uma máscara de proteção e óculos adequados para minimizar entrada de pólen
  • Quando circulares de carro, tenta faze-lo com os vidros fechados
  • Quando estacionares o carro ou parares a bicicleta toma atenção ao local se possui ou não árvores/vegetação que possa ter mais pólenes
  • Utiliza a recirculação de ar ou o ar condicionado, mas sempre com "ar da rua" fechado
  • Limita os passeios no exterior apenas ao essencial
  • Evita cortar relva, praticar campismo ou colher flores
Depois de consultares um médico, a melhor solução é a medicação

PUB

Sobre a SPAIC

Fundada a 10 de julho de 1950 como Sociedade Portuguesa de Alergia, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica agrega especialistas médicos, principalmente imunoalergologistas, investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

(Atualizado a 16 de maio com vídeo da TVI)

PUB