A startup chinesa dedicada à condução autónoma WeRide estabeleceu uma parceria com o construtor de automóveis, seu conterrâneo, Guangzhou Automobile Group (GAC Group), para a implementação de um serviço de táxi sem condutor.
Totalmente focada no desenvolvimento de soluções de condução autónoma, a WeRide recorre a acordos com fabricantes de automóveis no sentido de concretizar as suas inovações.
PUB
A empresa que é apoiada pela Nissan e está avaliada em mais de 2,6 mil milhões de euros, aliou-se, desta vez, a um dos maiores construtores chineses para implementar um serviço de robotáxi, como é conhecido na indústria automóvel, o qual estará disponível através da aplicação dedicada à mobilidade partilhada OnTime, detida em parte pelo próprio GAC.
O acordo tem como objetivo impulsionar a comercialização em grande escala do serviço de táxi sem condutor na China, numa indústria que se tem tornado cada vez mais competitiva, com a concorrência, nomeadamente, de empresas como a Baidu, a Pony.ai ou a AutoX.
Em conjunto, as empresas WeRide, GAC e OnTime ofereceram passeios de teste ao público no Salão Automóvel de Guangzhou, que decorreu até dia 28 de novembro. Quanto à data em que o serviço de robotáxi estará finalmente disponível para o público em geral, as empresas envolvidas no projeto apontam já para 2022.
A WeRide tem vindo a testar um serviço de táxi sem condutor desde 2019 na cidade de Guangzhou, no sul da China, onde tem a sua sede, tal como o GAC Group.
(Fotos: divulgação)
PUB