Já fez LIKE no AWAY magazine?

Poderá a tecnologia 5G potenciar o futuro do local de trabalho?

Projeto piloto irá permitir compreender e divulgar os benefícios que o 5G pode oferecer às empresas de várias áreas de negócio

Um consórcio de sete empresas vai levar a cabo um projeto piloto de ligações privadas 5G com vista à testagem desta nova tecnologia em ambiente empresarial e à criação de experiências imersivas, destinadas a potenciar o futuro do local de trabalho em diversos setores de atividade.

O projeto de incubação no qual estão envolvidas as empresas Colt Technology Services, Icade, ADVA, Airspan Networks, Athonet, Accedian e Tibco é um dos primeiros a testar as ligações privadas ponta-a-ponta 5G num edifício, com recurso à arquitetura desagregada. O imóvel em causa é o PB5, situado em La Défense, o maior centro financeiro da cidade de Paris, o qual alberga inúmeros espaços de co-working geridos pela imagin'Office, uma subsidiária da Icade.

PUB

O projeto piloto que será coordenado pela Colt, empresa especializada em telecomunicações, representa um marco importante para a conectividade nos ambientes empresariais. O seu desenvolvimento irá permitir compreender e divulgar os benefícios que o 5G pode oferecer às empresas de várias áreas de negócio, nomeadamente o imobiliário, a construção, o retalho e até os cuidados de saúde.

Cada uma das organizações envolvidas tem um papel determinante no sucesso deste projeto. A Airspan irá fornecer as unidades de rádio, os modems 5G e o software – componentes que integram o seu portfólio de soluções Open RAN end-to-end. A Athonet irá disponibilizar o seu Griffone 5G-SA mobile core, ao passo que a ADVA está responsável por fornecer os componentes de infraestrutura subjacentes, incluindo o hosting das funções virtuais. Já a Accedian fornecerá as soluções de monitorização de desempenho e análise, por forma a garantir a experiência digital do serviço 5G.

PUB

Algumas das funcionalidades proporcionadas pelas ligações privadas 5G no edifício PB5 são a conectividade de alta densidade para melhorar a experiência de trabalho dos colaboradores e aumentar a produtividade, os elevados níveis de desempenho garantidos graças aos Service Level Agreements (SLA), o aumento do valor patrimonial do edifício para o proprietário e a criação de uma experiência imersiva que permite enriquecer o futuro do trabalho em espaços flexíveis.

(Fotos: captura e Unsplash)

PUB