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Veículo elétrico solar bate recorde e faz 1000 km com uma carga

Criado por um grupo de estudantes este veículo elétrico solar entrou no livro Guinness World Records

Mais eficiente do mundo. É assim que pode passar a ser conhecido o veículo elétrico Sunswift 7. Pelo menos é o que o seu novo recorde indica. Este carro com um ar futurista e coberto de painéis solares entrou no Guinness World Records depois de ter percorrido 1000 km em 11 horas e 52 minutos. Isto sem ter de recarregar pelo caminho, ou seja, apenas com uma única carga.

Este feito é, no mínimo surpreendente, especialmente se tivermos em consideração que o Sunswift 7 foi desenhado e construído por estudantes da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), em Sydney, na Austrália, na Sunswift Racing, a equipa de corrida de elétricos solares da universidade.

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Sunswift 7 foi criado por estudantes universitários (foto: Sunswift Racing/UNSW)

A questão agora é o que é que faz com que este veículo – o último de uma série de elétricos solares criados desde 1996 pela Sunswift Racing – consiga ter uma autonomia tão elevada. Não é apenas uma coisa, mas sim uma amálgama de fatores.

Um dos pontos mais importantes é o seu peso. Com apenas 500 kg, o Sunswift 7 pesa cerca de um quarto de um Tesla Model S. Para que tal fosse possível, há um ou outro elemento que não está incluído no veículo.

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Ar condicionado, airbags, sistema ABS e o limpa para-brisas foram considerados extras desnecessários na construção do automóvel elétrico solar. Por isso, não estão incluídos no modelo.

Para fazer os 1000 km com apenas uma carga, foi essencial garantir o máximo de aerodinâmica possível, algo que foi conseguido tendo muito cuidado na hora de dar forma ao Sunswift. O design diferente serve este propósito e garante que o coeficiente aerodinâmico seja de 0,095, quando o do Model S é de 0,208, por exemplo.

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De acordo com a equipa por trás do projeto, a bateria e os painéis solares usados são perfeitamente comuns. Um dos segredos para uma autonomia tão elevada não está aqui, mas sim na baixa resistência ao rolamento das rodas que faz com que, mesmo sem colocar o pé no acelerador, o veículo não pare de andar.

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Como comprar o veículo elétrico solar Sunswift 7?

Não o poderás fazer. Apesar da tecnologia estar disponível para ser usada por quem quiser, é impossível pegar no protótipo Sunswift 7 criado pelos estudantes e produzi-lo em escala para ser vendido.

Protótipo não poderia ser comercializado (foto: Sunswift Racing/UNSW)

O porquê é bastante simples: não é um veículo seguro para a estrada da maneira que foi construído. A falta de elementos essenciais de segurança, como os airbags, o sistema ABS ou o limpa para-brisas, faz com que seja mais leve, mas não possa sair para as ruas.

A construção do Sunswift 7 é um exercício, um estudo do que é possível fazer. Por enquanto, não vamos ter veículos elétricos solar a pesar 500 kg nas estradas, mas quem sabe, daqui a uns anos, esta não seja uma realidade.

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