Já fez LIKE no AWAY magazine?

Bombeiros recebem apoio de 270 mil euros com recolha de equipamentos elétricos

A recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados por parte dos bombeiros portugueses resultou num apoio de 270 mil euros

Os bombeiros portugueses recolheram cerca de 2300 toneladas de equipamentos elétricos e pilhas em 2023. A recolha, realizada no âmbito da campanha Quartel Electrão, resultou num apoio de 270 mil euros, um valor recorde, que será atribuído às associações que participaram.

Nesta que foi a oitava edição da campanha Quartel Electrão participaram 201 associações de bombeiros de todo o país que conseguiram sensibilizar e mobilizar a população e empresas para a importância de fazer a reciclagem de resíduos elétricos.

PUB

Os bombeiros que participaram na campanha conseguiram recolher um total de cerca de 2300 toneladas de equipamentos – 11 toneladas de pilhas e baterias, 26 toneladas de lâmpadas e 2258 toneladas de equipamentos elétricos usados – que foram enviados para reciclagem.

Desde que o projeto Quartel Electrão arrancou há 12 anos que já recolheu e enviou para reciclagem 14 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação de 75 euros, mas há ainda outros prémios, como uma viatura nova de combate a incêndios ou um incentivo extra para associações que recolhem mais de 30, 45 e 60 toneladas.

São também entregues prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e para o novo quarte que mais se destaca na recolha.

Bombeiros que participam na campanha Quartel Electrão (foto: Electrão)

Este ano, a nova viatura vai para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz que recolheram o maior volume de equipamentos, com 97 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Recebem também 7242 euros em prémios.

A 9.ª edição do Quartel Electrão já arrancou em janeiro deste ano e termina a 30 de novembro. No site é possível encontrar o quartel aderente mais próximo.

PUB