Já fez LIKE no AWAY magazine?

5,6 milhões de euros para 50 novos radares de controlo de velocidade

Novos radares de controlo de velocidade entram em funcionamento no primeiro trimestre de 2023

A atual rede de radares de controlo de velocidade vai ser reforçada com 50 novos aparelhos de deteção de velocidade que deverão chegar ao longo de 2023 num investimento de cerca de 5,6 milhões de euros.

Estes 50 novos radares de controlo de velocidade irão entrar progressivamente em funcionamento ao longo do primeiro trimestre de 2023 e serão integrados no Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), que está implementado em Portugal desde 2016 e é gerido pela ANSR.

PUB

Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelam que o sistema de radares implementado já registou, desde que foi implementado o SINCRO, um total de 1.562.780 infrações, com particular incidência nos últimos três anos.

Radares de velocidade (foto: AWAY/DR)
Onde vão ser instalados os novos radares

Destes 50 novos radares, 30 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Instantânea (LCVI) e 20 em Locais de Controlo Velocidade Média (LCVM), estando previsto que 80% sejam colocados fora das autoestradas.

A ANSR precisa que 20 destes radares vão permitir detetar a velocidade instantânea e 10 são capazes de calcular a velocidade média num determinado trajeto.

Ainda de acordo com a ANSR, citada pela Lusa, o SINCRO procede atualmente à fiscalização da velocidade dos condutores através “da medida da velocidade instantânea do veículo, ou seja, da sua velocidade no instante em que passa no local de controlo de velocidade”.

Os novos radares vão permitir “a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”.

PUB