Já fez LIKE no AWAY magazine?

Qual será o impacto da qualidade do ar na cognição e saúde das crianças?

Projeto com participação portuguesa recolheu €18,3 milhões para analisar qualidade do ar em escolas e o impacto na saúde infantil

Portugal conseguiu um financiamento de 18,3 milhões de euros para atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na área de saúde no programa Horizonte Europa. Um dos três projetos aprovados que contam com coordenação portuguesa foca-se no impacto da qualidade do ar interior na saúde infantil.

O projeto “Development of innovative analyses for monitoring indoor air quality and its impact on children’s health” tem como ponto de partida vários estudos que mostram uma ligação entre a presença de substâncias químicas e partículas nocivas no corpo humano e a diminuição da função cognitiva em crianças, assim como o aumento da morbidade e mortalidade cardiovascular.

PUB

Assim, 11 entidades de Portugal, Bélgica, Grécia, Holanda, Dinamarca, Suíça e Espanha irão estudar o estado da qualidade do ar nas escolas e o consequente impacto que este tem na cognição na infância. As medições dos poluentes serão feitas em diferentes escolas de vários países, incluindo Portugal.

Estudo mostra impacto da poluição na atividade cerebral

O objetivo é não só avaliar a presença de biomarcadores no ar e consequente impacto nos mais novos, como também explorar estratégias para ajudar a melhorar a qualidade do ar de forma a promover qualidade de vida e aumentar a esperança média de vida.

PUB

O projeto europeu vai contar com equipas de investigação de epidemiologistas ambientais, toxicólogos, especialistas em qualidade do ar, biólogos de sistemas, engenheiros e especialistas em áreas sociais e de cidadania. A portuguesa FI Group irá liderar o pacote de trabalho de divulgação e comunicação e ficará responsável por divulgar os resultados da investigação.

(Fotos: Unsplash)

PUB