Já fez LIKE no AWAY magazine?

A paixão pelas duas rodas chegou muito tarde, mas em grande força

O mundo das motas sempre foi algo que tive receio de experimentar, mas agora é raro o dia em que não penso nisso

Se pensar neste assunto de uma forma mais séria, sou obrigado a admitir que o mundo das motas nunca me cativou tanto como o dos automóveis. Desde pequeno que a minha grande paixão foi ter carta de carro e conduzir, pelo que as duas rodas sempre foram relegadas para segundo plano. Tirando as da bicicleta, que essas também sempre estiveram presentes.

O mundo das motas era apenas algo que servia como tema de conversa nas noites de saídas com os amigos, pois sempre admirei a sua estética, a história de alguns modelos e os avanços tecnológicos que iam surgindo no mercado. Ainda me recordo de quando a Honda NR 750 foi apresentada ao público, com os seus pistões ovais e o preço absurdo e o estilo da Harley Davidson Fat Boy usada pelo T-800 em Terminator 2.

PUB

Apesar disto, no meio das mesmas conversas de café, tudo passava muito rapidamente para as velocidades de três algarismos em que o primeiro não era um 1 (nem um 2), as idas ao Algarve em pouco mais de uma hora, sendo que na altura a autoestrada acabava em Grândola, e diversas outras coisas que acabavam por me assustar em vez de me cativar. E no que diz respeito a arriscar a vida, o carro sempre me pareceu mais seguro, mais confortável, com música e protegido das intempéries.

Diversos anos mais tarde e com o dígito das dezenas na idade a passar para o quatro, no entanto, dei por mim a estar cada vez mais tempo parado numa fila de trânsito, a admirar as diversas motas que iam passando por mim e a pensar que poderia chegar muito mais cedo a casa. O lado prático de um veículo de duas rodas começou a vir ao de cima e a curiosidade por este mundo voltou a ganhar um pouco mais de interesse.

Pensando agora com um pouco mais de maturidade (pouca, mas alguma), se calhar, o mundo das motas pode mesmo ser bem mais cativante do que aquilo que eu aprendi a conhecer. E à medida que o interesse ia crescendo, a quantidade de coisas que ia descobrindo estava a puxar-me cada vez mais em vez de me afastar como acontecia nas tais conversas de café com amigos.

PUB

Um dia, ao entrar na redação, um dos meus colegas da altura diz-me: “Está decidido, vou tirar a carta de mota! Queres vir?”. Fiquei a pensar uns minutos, mas respondi que sim e lá nos fomos inscrever. As aulas de código foram simples, uma vez que já tinha carta de carro e a possibilidade de poder conduzir alguns modelos por esse mesmo motivo, até fez com que um teste a uma Honda PCX tivesse como destino a escola de condução. Estava rendido. O mundo das duas rodas, afinal, era mesmo fascinante.

Ainda em aulas, a primeira experiência com um modelo de cilindrada maior foi apaixonante e só queria conduzir cada vez mais. De tal forma que, depois da carta tirada, no dia em que completei 40 anos de idade, entrei na garagem de casa com a minha Honda NC 750X, a minha primeira mota. Por diversas circunstâncias de trajeto de vida, infelizmente, já não a tenho. Mas não há um único dia que não me lembre dela e nas (poucas, muito poucas) experiências que ela teve tempo para me oferecer. Voltar a ter uma mota continua a ser um dos meus sonhos. É uma paixão que veio tarde, mas que veio para ficar.

Concebido logo após o 25 de abril de 1974 e nascido em Lisboa, refugiou-se na Ajuda para passar o seu primeiro quarto de século. Quando a família cresceu, mudou para a outra margem do Tejo e foi viver para perto da praia e para longe do trânsito. Já teve dois filhos, plantou uma árvore e escreveu milhões de carateres desde que entrou no mundo do jornalismo automóvel há mais de 20 anos, porque conduzir é uma das suas maiores paixões.

 André Mendes, escreve esta crónica a convite da AWAY Magazine.

PUB