Já fez LIKE no AWAY magazine?

VW terão luzes interativas que projetam informação 3D na estrada

Estacionar também será mais seguro para todos

A Volkswagen está a desenvolver sistemas de luzes com funções interativas que projetarão hologramas 3D com informação na estrada e no espaço virtual. O objetivo, claro está, é melhorar a segurança.

Os futuros sistemas de luzes incluirão faróis dianteiros micro-pixel HD com até 30.000 pontos de luz – os faróis dianteiros LED de alto desempenho serão alternativa de baixo preço relativamente às mais caras luzes laser.

PUB

Os novos faróis projetarão informação diretamente na estrada, assim como esta tecnologia permitirá a criação de novos sistemas de segurança como o «assistente ótico de faixa». Este assistente projeta faixas à frente do veículo dando ao condutor a informação sobre as distâncias do carro às marcações na estrada acompanhando as curvas – incluindo com reboque ou em situações de reparações nas vias.

Os novos sistemas de luzes traseiras matrix permitirão a inclusão de avisos para utilizar, por exemplo, em situações de perigo como na sinalização do final de uma fila de trânsito. O «assistente ótico de estacionamento» melhorará a segurança durante as manobras de marcha atrás projetando no pavimento o percurso que o veículo fará informando assim os peões na sua proximidade.

Os novos sistemas de luzes da VW estão a ser desenvolvidos em Wolfsburgo, num túnel de 100 metros de comprimento, 15 metros de largura e 5 metros de altura utilizando simuladores de estradas.

PUB