Já fez LIKE no AWAY magazine?

A Toyota pretende tornar as suas fábricas neutras de carbono em 2035

O movimento pela transformação da produção automóvel numa atividade neutra em carbono tem agora mais um aliado de peso

A Toyota Motor Corporation pretende reduzir o prazo que se tinha proposto de 2050 para 2035 como meta para atingir a neutralidade carbónica nas suas unidades de produção.

Quem o afirma é Masamichi Okada, responsável de produção da Toyota, que avança que o plano irá ter como primeiros passos a introdução de novas tecnologias no processo de produção nas áreas da fundição, pintura e revestimentos.

PUB

Toyota Mirai bate recorde de distância a hidrogénio

Em declarações citadas pela Reuters o responsável da marca nipónica avançou ainda que o construtor está a considerar ter fontes de energia internas e externas que dependam apenas de energias renováveis.

Num pequeno briefing online Okada acrescentou:

“desta forma, os processos onde há elevada produção de CO2 irão ser reduzidos tanto quanto possível, ou até mesmo, eliminar totalmente as emissões de carbono”.

A pressão para eliminar ou cortar fortemente as emissões de carbono na indústria automóvel tem sido evidente, com construtores como a BMW, por exemplo, a anunciar recentemente que irá atingir a neutralidade carbónica em algumas das suas fábricas já no final deste ano e a Ford a revelar que em 2035 todas as suas unidades de produção apenas utilizarão energia de fontes renováveis.

Para alcançar a neutralidade carbónica a Toyota está a estudar várias opções e estão em estudo veículos elétricos e outras tecnologias que se possam revelar em termos ambientais igualmente ou até mais ecológicas.

PUB