Já fez LIKE no AWAY magazine?

'Perigo': sapos na estrada!

Portugal já tem sinais de trânsito que alertam para a presença de sapos nas estradas

Sinais de perigo que alertam a presença de sapos, existem e estão colocados apenas num troço da nacional 114, entre Évora e Montemor-o-Novo, no Alentejo.

TVI, que revelou estes inéditos sinais de trânsito, adianta que se trata de um projeto da Universidade de Évora, financiado pela União Europeia, para a conservação de várias espécies ehabitats.

PUB

O local para a implementação do sinal foi escolhido pela enorme quantidade de anfíbios que existe naquela zona, e demorou mais de dois anos até à obtenção de autorização para a instalação experimental do sinal de perigo.

O facto de o sinal ser de perigo justifica-se pela segurança rodoviária. A densidade de animais atropelados é de tal forma elevada que se forma uma espécie de “capa' na estrada, o que pode causar uma derrapagemem caso de travagem repentina.

Num troço de apenas 100 metros, numa manhã, foram contabilizados cerca de 500 animais mortos. As estradas regionais também já estão a implementar sinais temporários com o mesmo objetivo: salvar vidas, quer seja a dos condutores ou a dos pequenos sapos.

PUB