Os novos Seat Ibiza e Arona já começaram a ser produzidos nesta semana e a chegada ao mercado dos dois emblemáticos modelos da marca espanhola vai começar trazendo várias novidades que ganha relevo desde a revista estética exterior à nova tecnologia presente em ambos os interiores.
Se o Ibiza já é um histórico da marca espanhola com uma linhagem iniciada em 1984 e com quase 6 milhões de unidades vendidas, o Arona nascido em 2017 é um ‘novato’ que ‘pegou de estaca’ e a renovação de ambos os modelos de sucesso é encarada na Seat com toda a importância devida, como reconhece o vice-presidente executivo de produção e logística, Herbert Steiner.
PUB
"O Seat Ibiza é um ícone na indústria automóvel e um dos principais pilares da marca, enquanto o Arona foi o segundo modelo Seat mais produzido no ano passado. Ambos os modelos são igualmente importantes para a Fábrica de Martorell, uma vez que representam metade da produção. As versões atualizadas e melhoradas ajudarão a manter a sua posição como modelos chave na gama".
Em linhas gerais exteriores, o renovado design do Ibiza destaca o nome do modelo escrito na traseria em estilo manuscrito estendendo à secção dianteira com faróis 100% LED de série. O Arona eleva os destaques para o plano do novo acabamento Xperience dando-lhe um aspeto SUV mais robusto e urbano com um pára-choques dianteiro refeito para novos faróis de nevoeiro.
A “revolução” interior comum a ambos vai do design aos novos materiais passando por níveis mais altos da tecnologia de conectividade. O painel de instrumentos é completamente novo e os sistemas de infotainment centrais flutuantes são maiores e agora colocados numa posição elevada para melhorar a ergonomia. A melhorar a condução está também um novo volante multifunções em Nappa.
PUB
As tecnologias de conectividade incluem o sistema sem fios Full Link com Android Auto e Apple CarPlay) em como o Seat Connect possibilitando a interação com o novo sistema de infotainment de 9.2'' por comandos de voz. Os assistentes de condução dos novos Ibiza e Arona destacam-se pelo Travel Assist – que conjuga o regulador de velocidade adaptativo com o auxiliar de manutenção na faixa em toda a gama de velocidade, mas há mais funcionalidades como o reconhecimento e sinais de trânsito ou o assistente de máximos, por exemplo.
Na gama de motorizações que vão até aos 150 cv, havendi opções entre transmissões manuais e automáticas,, o Ibiza de entrada está equipado com o motor 1.0 MPI que debita 80 cv e o Arona começa com os versão a gás natural com o 1.0 TGI de 90c cv.
PUB