Já fez LIKE no AWAY magazine?

Jaguar E-Type cheio de história será totalmente restaurado

Depois de um acidente na pista de Snetterton em 1965, este Jaguar E-Type esteve mais de 40 anos a aguardar a sua reparação. Até agora...

Se há algo que os maiores apaixonados do mundo automóvel mais gostam de apreciar é o momento em que os modelos mais clássicos deste planeta conseguem recuperar o seu estado de conservação original. Há casos em que isso simplesmente deixa de ser possível e outros que, por determinadas circunstâncias, parecem ter ficado esquecidos no tempo.

No caso deste Jaguar E-Type Roaster 4.2 Series 1 de 1964, e ao contrário do que as imagens podem deixar antever, não se trata de um modelo que foi deixado a apodrecer num qualquer celeiro. A história deste Jaguar é bem mais original do que isso.

PUB

Saiu da linha de montagem da fábrica da Jaguar em dezembro de 1964, tendo sido adquirido por um milionário de Yorkshire, Tom Casson, que gostava de o utilizar em pista. No entanto, e apenas três meses depois da sua aquisição, Tom Casson teve um acidente na pista de Snetterton, em Norfolk, embatendo fortemente numa parede de pneus e causando estragos consideráveis ao seu E-Type.

Apesar disto, o roadster da Jaguar não sofreu grandes danos mecânicos ou estruturais, mas o seu visual ficou bastante diferente, com diversos dos painéis da carroçaria sem hipótese de reparação. E foi precisamente neste estado de conservação que Casson manteve o seu E-Type, com apenas 2.805 milhas no totalizador, tendo-o vendido no ano seguinte, em 1966.

A original história deste modelo, no entanto, continua com o seu novo proprietário, que também optou por não conduzir este E-Type por mais de 40 anos. Foram efetuadas algumas reparações de cosmética e aplicada uma nova porta, um novo capot, um painel do piso e uma asa traseira, mas nada mais. O Series 1 de 1964 permaneceu praticamente na mesma condição desde o seu infeliz acidente em pista.

PUB

Richard Hammond abre oficina de restauro de clássicos

Mas agora, mais de meio século depois, a história deste E-Type vai finalmente conhecer melhores dias, uma vez que acaba de ser entregue à empresa E-Type UK, especialistas no restauro e manutenção deste específico modelo, para que possa ser completamente desmantelado e recuperado até ao mais pequeno parafuso.

Toda a carroçaria foi cuidadosamente desmontada, sendo registado todo o processo da melhor forma para garantir que todas as peças possam ser recuperadas de acordo com o seu estado original sempre que seja possível. E em todo este processo foi muito interessante de verificar que muitos dos seus componentes continuam num perfeito estado de conservação.

PUB

Tanto o motor de 4,2 litros como a caixa de quatro velocidades e a suspensão também serão totalmente desmontados e revistos e serão introduzidas apenas algumas melhorias temporais, que deixarão este Jaguar mais utilizável. Entre as melhorias, está uma ignição eletrónica melhorada, tal como um novo motor de arranque e alternador.

O sistema de refrigeração passa a contador com um radiador de alumínio e ventoinhas mais eficientes, para que tudo funcione da melhor forma. Além disso, o sistema de iluminação também será melhorado com lâmpadas mais modernas e também será adicionado um autorrádio com Bluetooth, mas sempre com a preocupação de manter este modelo no seu estado mais original possível.

Afinal, o Jaguar E-Type Roadster Series 1 com o motor de 4,2 litros foi produzido apenas entre o ano de 1964 e 1967, sendo ainda um dos modelos mais desejados e procurados pelos entusiastas daquele que é considerado um dos automóveis mais apaixonantes do planeta.

PUB