Já fez LIKE no AWAY magazine?

Alpine revela o novo e potente A110S

Mais potência e uma nova afinação do chassis fazem do A110S o topo de gama da Alpine

A Alpine revelou agora a nova versão do conhecido A110. Trata-se do ‘musculado’ A110S, um desportivo com 292 CV de potência que o tornam no mais potente da gama

Dono de uma personalidade intensa e de um estilo assertivo, o A110S junta-se aos A110 Pure e ao A110 Légende na oferta da gama Alpine. Assumindo um posicionamento de topo de gama, o A110S é um coupé extremamente leve, equipado com um potente motor, uma afinação específica de chassis e elementos exclusivos de design.

PUB

O A110S foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um comportamento preciso e ágil, bem como uma elevada estabilidade a velocidades elevadas.

O estilo sofisticado é bem evidente tanto no exterior como no habitáculo, sendo também de destacar o uso de materiais de alta qualidade, como fibra de carbono e revestimentos em Dinamica, que denunciam a natureza deste Alpine.

O ADN é o de um verdadeiro Alpine já que este novo A110S é um desportivo de dois lugares, com motor central que debita 292 cavalos e um peso de 1114kgs.

Na sua essência, o A110S recorre à mesma estrutura de alumínio, muito leve e compacta, já conhecida dos outros A110. Mas a configuração exclusiva do chassis dá à nova versão um caráter dinâmico distinto. As novas molas helicoidais são mais duras em 50% e os amortecedores foram ajustados de acordo. As barras estabilizadoras – ocas para minimizar o peso – são 100% mais firmes.

A distância ao solo, foi reduzida em 4mm, de forma a otimizar o centro de gravidade, os amortecedores foram afinados para um melhor comportamento em curva.

PUB

Também o sistema eletrónico de estabilidade foi alvo de uma revisão, em particular no modo “Track”, para uma precisão e estabilidade. De resto, este sistema pode ser completamente desligado.

Do equipamento de série fazem parte os travões Brembo, com pinças de 320mm e discos bi-matéria, também disponíveis, como opção, nas outras versões do A110.

A potência do motor sofreu um acréscimo de 40 CV relativamente às versões anteriores, o que torna o A110S o mais rápido e potente da gama. O motor 1.8 de quatro cilindros é o mesmo, mas a pressão do turbo foi aumentada em 0.4bar para disponibilizar ainda mais performance.

O pico de potência máxima de 292 CV é alcançado às 6400rpm, 400rpm acima do que se verifica nas anteriores versões. O binário máximo é de 320Nm e está disponível desde as 2000rpm às 6400rpm, o que corresponde a mais 1400rpm do que no motor com 252cv.

A potência é transmitida às rodas traseiras por via da caixa de sete velocidades de dupla embraiagem Getrag.

PUB

No interior destaque para as bacquets da Sabelt, com pormenores de revestimento em preto “Dinamica”. O volante é revestido em couro e “Dinamica”, com um pesponto a assinalar o centro em laranja. Os pedais e apoios de pé são em alumínio e existem diversos pormenores em fibra de carbono.

O novo Alpine A110S pode vir equipado com teto em fibra de carbono com acabamento gloss que, para além de realçar a natureza desportiva do automóvel, reduz o peso total do conjunto em 1,9kgs. 

A Alipne já fez saber que este novo A110S vai ter um preço estimado de 66,500 no mercado francês e que já está disponível para encomenda, com a chegada dos primeiros exemplares prevista para o mês de outubro.

PUB