Já fez LIKE no AWAY magazine?

GT X Experimental: Opel apresenta o seu futuro SUV elétrico

O novo protótipo da marca germânica antecipa aquilo que será na nova linguagem de estilo da Opel no futuro

A Opel revelou agora as imagens do seu mais recente ‘concept car’. Constituindo uma antevisão sobre o que reserva o futuro dos modelos da marca, o novo Opel GT X Experimental assume as formas de um SUV elétrico de cinco portas com perfil ‘coupé’ e está repleto de ideias inovadoras. O mais recente ‘concept car’ da Opel espelha também os valores da marca e mostra o lado dedicado ao produto do plano estratégico ‘PACE!’ apresentado em novembro de 2017.

A Opel decidiu materializar simbolicamente a visão dos seus modelos vindouros num SUV compacto de apenas quatro metros de comprimento (comprimento: 4,063 m; largura: 1,830 m; altura: 1,528 m; distância entre eixos: 2,625 m). Na realidade, os SUV são, atualmente, os veículos mais populares no mercado e a Opel é movida pela intenção de tornar esses modelos mais apelativos a um público variado. Por essa razão, o Opel GT X Experimental está construído sobre uma arquitetura de baixo peso, tem formas compactas e recorre a jantes de 17 polegadas (que parecem muito maiores), com o propósito de maximizar o conforto em andamento mas, ainda assim, darem ao automóvel uma aparência inegavelmente marcante.

PUB

Na linha do compromisso do plano estratégico de oferecer versões elétricas de cada modelo Opel em 2024, o GT X Experimental é um automóvel elétrico com bateria de iões de lítio de nova geração, com capacidade de 50 kWh, capaz de receber carga por indução. O GT X Experimental não pretende oferecer condução autónoma plena. No entanto, possui funções de autonomia de Nível 3, o que significa que o automóvel é capaz de encarregar-se de todas as vertentes da condução mas o condutor tem de estar em condições de responder a uma solicitação de intervenção.

O GT X Experimental possui um interior espaçoso, sem obstáculos no acesso, graças a portas traseiras de abertura antagónica e todas as portas com grande abertura de 90 graus. O para-brisas panorâmico estende-se até aos lugares traseiros, o que confere luminosidade especial ao habitáculo e reforça a sensação de espaço.

O painel de instrumentos destaca-se claramente, num tabliê que forma um módulo que replica o ‘Opel Vizor’. Os desenhadores deram-lhe o nome de ‘Pure Panel’. Este tabliê, de dimensões consideráveis, é constituído por uma única superfície, mostrando que a multiplicidade de ecrãs, teclas e comandos dos automóveis atuais pode tornar-se obsoleta. O ‘Pure Panel’ dá acesso a toda a tecnologia mais recente e fornece a informação necessária eliminando todos os elementos visuais de distração.

A sofisticação do ‘design’ do habitáculo está patente em detalhes como o posicionamento das saídas de ar, escondidas atrás dos ecrãs, permitindo criar um tabliê de superfície única. A solução ‘Pure Panel’ também demonstra como a Opel utiliza a tecnologia para simplificar a utilização do automóvel. Nos extremos do tabliê estão colocados dois ecrãs ligados às respetivas câmaras exteriores que substituem os espelhos retrovisores. O desenho do volante reproduz o tema ‘Opel Vizor’ no módulo central. Tal como os emblemas das rodas, o emblema do volante também está sempre direito, independentemente da rotação do aro.

Os bancos parecem flutuar no habitáculo, reforçando a aparência ‘high-tech’ de todo o espaço. Os altifalantes, colocados junto ao encostos de cabeça, são amovíveis. Os elementos decorativos recuperam o formato trapezoidal em vários pontos.

PUB