Já fez LIKE no AWAY magazine?

Novo Mercedes GLS está maior e mais confortável

Apresentado em Nova Iorque o GLS é o Classe S dos SUV da Mercedes

A Mercedes aproveitou o Salão Automóvel de Nova Iorque para dar a conhecer o novo GLS, o maior e mais luxuoso SUV da marca germânica que oferece espaço para todos os ocupantes, mais conforto e ainda mais luxo.

A Mercedes fez regressar assim o seu ‘bom gigante’, reconhecido como o Classe S dos SUV com dimensões ainda maiores do que as do seu antecessor já que conta com mais 77mm de comprimento e mais 22mm de largura.

PUB

A distância entre eixos superior em 60 mm beneficia o espaço interior, especialmente na segunda fila de bancos. As três filas de bancos eletricamente ajustáveis oferecem a todos os passageiros um espaço generoso e um excecional conforto.

Os bancos na terceira fila podem ser rebatidos e alojados no piso para aumentar o espaço do compartimento de bagagens até 2400 litros, enquanto os bancos na segunda fila podem ser rebatidos para criar uma superfície plana.

O interior do novo GLS expressa uma estética luxuosa e elegante, desde logo evidenciada pelas aplicações em pele que constituem um equipamento de série. Combinam o conforto de uma limousine de luxo com os detalhes progressivos e robustos de um SUV.

O ecrã tátil de grandes dimensões do sistema de informação e entretenimento MBUX permite controlar todas as funcionalidades de conforto do GLS a partir do banco do condutor. As superfícies do revestimento finamente talhadas e com geometria piramidal revelam perfeição e rigor de mão-de-obra. O novo volante desportivo multifunções com os seus raios atraentes acentua a aparência impressionante do interior do SUV.

PUB

O tablier suporta continuidades para os painéis das portas e os elementos integrais de revestimento estendem-se igualmente até às portas.

No exterior a secção dianteira revela um ar musculado com uma grelha do radiador vertical numa interpretação octogonal de um SUV, a proeminente proteção inferior cromada no para-choques dianteiro com grelha de entrada de ar e o capot com duas cúpulas.

A aparência atraente é enfatizada pelo distintivo design dos faróis. O GLS está equipado de série com faróis Multibeam LED, com um total de 112 LEDs por farol. Já as luzes diurnas com três segmentos de LEDs destacam o estatuto do GLS como o Classe S dos SUVs.

O novo Mercedes-Benz GLS vai contar com dois motores a gasolina e duas opções a diesel. Os dois blocos a gasolina contam com o sistema mild-hybrid de 48 V dotado de um motor-gerador capaz de oferecer no modo EQ Boost um binário extra de 250 Nm e 22 cv de potência. .

O GLS 459 4MATIC conta com um bloco de seis cilindros com 367 cv de potência e 500 Nm de binário, enquanto o  GLS 580 4MATIC é um V8 de 4.0 litros que debita 489 cv de potência para um binário de 700 Nm.

PUB

Já as duas versões diesel do modelo GLS são equipadas com o OM 656, o motor de seis cilindros em linha da atual família de motores que está disponível em duas versões. A GLS 350 d 4MATIC com 286 cv de potência e um binário de 600 Nm e a versão GLS 400 d 4MATIC com 330 cv de potêmcia e 700 Nm de binário.

Em todas as variantes do novo GLS, a potência é transmitida pela caixa de velocidades automática 9G-TRONIC. O escalonamento da caixa de velocidades com nove relações permite reduzir a rotação do motor e é um fator decisivo para os elevados níveis de eficiência energética e de conforto de condução. O modelo também está equipado de série com uma caixa de transferência com embraiagem multidisco controlada eletronicamente.

Outra novidade e disponível como equipamento opcional é a caixa de transferência especialmente configurável para as características de condução fora de estrada. Além da embraiagem multidisco controlada eletronicamente com transmissão de binário em função dos requisitos, também integra uma caixa redutora para a condução fora de estrada.

Também para a condução em estrada pavimentada e particularmente em curva, as duas caixas de transferência totalmente interligadas, com função de transmissão de binário em função dos requisitos, permitem uma melhoria adicional do comportamento e da agilidade ao influenciarem especificamente o grau de aceleração em torno do eixo vertical do veículo para produzir sobreviragem ou subviragem.

O novo GLS está equipado de série com o aperfeiçoado sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com Adaptive Damping System Plus. Esta configuração utiliza sistemas de sensores e algoritmos extremamente complexos para adaptar em tempo real as características de amortecimento às condições da estrada e a situação de condução. Além disto, a suspensão pneumática mantém o veículo à mesma altura ao solo, independentemente da carga transportada.

PUB