Já fez LIKE no AWAY magazine?

Está a pensar num carro elétrico? Saiba que Portugal está entre os mais bem preparados

Pesquisa avalia 22 países europeus

Portugal está colocado no oitavo lugar de um índice que avalia a preparação para o mercado de veículos elétricos (VE).

O «LeasePlan EV Readiness Index» avaliou 22 países numa pesquisa levando à conclusão de que “conduzir um veículo elétrico é agora uma opção viável num número cada vez maior de países europeus”.

PUB

O Índice mostra que a Noruega, a Holanda, a Suécia e a Áustria são os mais bem preparados para “a revolução dos veículos elétricos”. Portugal ocupa a 8ª posição com um total de 5.487 VE registados (0,5% por 1.000 habitantes, e uma quota de mercado de VE de 3,1%).

“Pela primeira vez, todos os países do Índice apresentam uma melhor pontuação do que no ano passado demonstrando uma maior preparação para os VE em todo o continente, embora a taxa de preparação varie significativamente em toda a Europa”, refere a LeasePlan explicando que “as melhorias na preparação para os VE devem-se principalmente a um avanço na infraestrutura de carregamento e uma maior variedade de modelos disponíveis proporcionando aos consumidores uma escolha real”.

A Noruega continua a ser o líder indiscutível de VE atingindo já uma percentagem de 53% de todos os veículos recém-registados. A Holanda tem a maior rede pública de pontos de carregamentos disponíveis (83,196), seguida da Alemanha (37,405) e da França (34,558).

PUB

Em relação à maturidade da infraestrutura de carregamento, Portugal tem um total de 1.980 de postos públicos de carregamento divididos por 741 localizações (dos quais 74 rápidos), o que equivale a 0,19% por 1.000 habitantes e a 0,36% por VE registado.

Áustria, Irlanda, Alemanha e Holanda obtém a maior pontuação em termos de apoio governamental para veículos elétricos, incluindo subsídios de compra, benefícios fiscais de registo, benefícios de imposto de propriedade, benefícios fiscais para empresas e benefícios no IVA.

Os 22 países incluídos no «LeasePlan EV Readiness Index 2019» são: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

O Índice baseia-se em quatro fatores: a maturidade do mercado de VE (incluindo também os híbridos plug-in), a maturidade da infraestrutura de VE, incentivos governamentais e a experiência da LeasePlan com VE em cada país.

O «LeasePlan EV Readiness Index 2019» é divulgado antes da participação da empresa de aluguer de frotas na 49ª Reunião Anual do Fórum Económico Mundial que terá lugar de 21 a 25 de janeiro em Davos, na Suíça.

PUB