Já fez LIKE no AWAY magazine?

Meio século depois é altura de relembrar o Maserati Boomerang

O Maserati Boomerang desenhado por Giorgetto Giugiaro foi apresentado há cinquenta anos no Salão de Genebra de 1972

Meio século depois de ter sido apresentado no Salão de Genebra, a Maserati relembra o seu icónico Boomerang. O desportivo italiano de apenas dois lugares desenhado por Giorgetto Giugiaro usava como base um Maserati Bora, equipado com um motor central de oito cilindros, 4,7 litros e 310 cavalos de potência. Foi produzida apenas uma unidade do Boomerang e não chegou a ser comercializado.

O seu desenho único foi criado a partir de uma simples linha horizontal, com um enorme para-brisas e um teto em vidro panorâmico. As janelas laterais das portas eram divididas por um friso metálico, expondo o habitáculo de uma forma muito original. O formato em cunha inspirava uma imagem de velocidade, através de linhas bem definidas e retas, que deram origem a um dos mais originais formatos do mundo automóvel.

PUB

As linhas do interior eram também bastante inovadoras, sendo que um dos elementos de maior destaque era o facto de todos os instrumentos estarem instalados no centro do volante, que não tinha braços visíveis. Os assentos estavam instalados numa zona muito baixa favorecendo um centro de gravidade inferior.

O desenho super moderno do Maserati Boomerang deu uma ajuda ao facto de nunca ter vindo a ser comercializado, mas ainda hoje é uma das peças mais originais do catálogo de Giugiaro e ainda serve de inspiração para muitos dos designers que continuam a ter o desenho de novos modelos e projetos da área automóvel como a sua principal paixão.

O único exemplar existente do Maserati Boomerang foi bastante revolucionário para a sua altura e ainda hoje é considerado uma verdadeira obra de arte. Já esteve presente em inúmeros eventos e competições internacionais, já passou por vários proprietários e diversos leilões.

PUB