Já fez LIKE no AWAY magazine?

Novo Peugeot e-Traveller chega ao mercado com autonomia até 330 km

Modelo elétrico vai chegar ao mercado nacional no segundo semestre de 2020

A Peugeot continua a eletrificar a sua gama e agora foi a vez de apresentar o novo e-Traveller que chega ao mercado nacional no segundo semestre de 2020.

O novo e-Traveller surge em múltiplas configurações adaptadas ao transporte de passageiros, dotada de um estilo elegante e com capacidade para aceder ao centro das cidades em que se apliquem restrições à circulação.

PUB

Com dois níveis de autonomia, até um máximo de 330 quilómetros no ciclo de WLTP, este modelo 100% elétrico, conta com duas capacidades de baterias, 50 kWh ou 75 kWh, três comprimentos - Compact (4,60 m), Standard (4,95 m) e Long (5,30 m), altura máxima de 1,90 m, que garante acesso à maioria dos parques de estacionamento.

As versões (Compact, Standard e Long) equipadas com bateria de 50 kWh, permitem uma autonomia máxima de 230 km, enquanto as Standard e Longo podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 330 km.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, em resposta a todos os tipos de utilização. De série um carregador de 7,4 kW monofásico e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.

Numa tomada standard (8A), para um carregamento completo em 31 horas (bateria de 50 kWh) ou 47 horas (bateria de 75 kWh), ao passo que numa tomada reforçada (16A) o carregamento completo é realizado em 15 horas (bateria de 50 kWh) ou 23 horas (bateria de 75 kWh).

PUB

Com acesso a uma Wall Box de 7,4 kW, o carregamento completo faz-se em 7h30 (bateria de 50 kWh) ou 11h20 (bateria de 75kWh) com o carregador de bordo monofásico (7,4 kW).

Já uma Wall Box de 11 kW permite um carregamento completo em 5h (bateria de 50 kWh) ou 7h30 (bateria de 75kWh) com o carregador de bordo trifásico (11 kW). Se recorrermos a um posto público, a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores 100 kW e obter 80 % da carga em 30 min (bateria de 50 kWh) ou 45 min (bateria de 75 kWh).

A versão Compacto (4,60 m) é única no segmento e pode acomodar até 9 pessoas. Está perfeitamente adaptada ao ambiente urbano graças às suas dimensões compactas e facilidade de manobra, com um diâmetro de viragem de 11,30 m entre passeios, o que o torna particularmente adequado para ruas estreitas e centros urbanos congestionados. 

Os pontos comuns entre as diferentes versões são o conforto e espaço interior disponíveis para todos os passageiros, tanto à frente como na 2ª e 3ª fila de bancos.

PUB

O novo Peugeot e-Traveller pode acomodar até 9 pessoas com 1.500 litros de volume de bagageira ou até 5 pessoas com 3000 litros disponíveis. A capacidade para bagagens pode mesmo chegar aos 4.900 litros, beneficiando dos bancos removíveis na 2ª e 3ª fila.

Por todo o habitáculo, os diversos espaços de arrumação, abertos ou fechados, oferecem uma capacidade total de 74 litros.

As baterias alojadas sob o piso não comprometem o volume da bagageira e a lotação disponível no interior do veículo, comparativamente às versões de motorização térmica.

O posicionamento das baterias reforça, também, a rigidez do conjunto, garantindo prazer e conforto de condução devido à distribuição otimizada do peso.

O conforto da suspensão é assegurado por amortecedores e molas especificamente ajustados para o efeito de forma a garantir as melhores prestações, com o veículo vazio ou totalmente carregado.

Em matéria de segurança e conforto, o novo Peugeot e-Traveller conta com portas laterais deslizantes com acesso 'braços ocupados', acesso e arranque mãos-livres, Head-Up display, Grip Control, ajuda ao arranque em subida, câmara de marcha-atrás 180°, regulador e limitador de velocidade, alerta de transposição involuntária de faixa, alerta de risco de colisão, travagem automática de emergência, alerta de atenção do condutor, comutação automática das luzes de máximos, reconhecimento e recomendação dos sinais de velocidade, reconhecimento alargado dos sinais (stop, sentido proibido) e sistema de vigilância do ângulo morto.

PUB

Em matéria de design, o novo Peugeot e-Traveller está dotado de Leões dicróicos (processo que faz mudar a cor consoante o ângulo de visão) à frente e atrás, bem como uma grelha intermédia.

Já no interior o painel de instrumentos analógico com matriz de cores adaptada ao modo elétrico, grafismos específicos no ecrã tátil central com navegação 3D conectada TomTom Traffic, que integra agora os postos de carregamento disponíveis, bem como o raio de ação, em função da autonomia restante.

Para além disso conta ainda com travão de estacionamento elétrico, um novo comando da caixa automática 'e-Toggle' e um seletor de modos de condução que permite navegar entre os modos Eco (60 kW, 190 Nm) que favorece a autonomia, Normal (80 kW, 210 Nm) ideal para uma utilização quotidiana ou Power (100 kW, 260 Nm) que otimiza as performances em função do transporte de vários passageiros e bagagens.

A capacidade de reboque mantém-se inalterada, com uma capacidade até aos 1.000 kg de carga.

PUB