Já fez LIKE no AWAY magazine?

Nissan IMQ apresentado em Genebra

O IMQ antecipa a renovação da linha SUV da marca nipónica

Revelado no Salão Automóvel Internacional de Genebra, o Nissam IMQ é uma conjugação perfeita do legado japonês que utiliza tecnologia de vanguarda centrada no ser humano.

O protótipo incorpora as mais recentes inovações que dão vida à mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca quanto ao futuro do transporte automóvel, com um visual impressionante que desafia os limites relativamente ao que um SUV compacto pode ser.

PUB

No coração do IMQ encontra-se a próxima geração da tecnologia e-Power, um sistema de acionamento de motor 100% elétrico que proporciona uma aceleração instantânea e linear.

Trata-se de um desenvolvimento aprofundado da tecnologia e-Power disponível atualmente nos modelos Nissan Note e Serena. No IMQ, o sistema produz uma potência máxima de 250kW e 700Nm de binário.

 Esta potência elevada é canalizada através de um novo sistema de tração integral multi-motor, proporcionando o controlo preciso e independente de cada roda. A combinação de e-Power e tração integral (AWD) é ideal para condições de baixa aderência.

O IMQ proporciona novas perspetivas sobre a visão tecnológica da Nissan. Está equipado com uma versão protótipo avançada do sistema de assistência ao condutor Nissan ProPilot com capacidade de condução autónoma avançada. O modelo também inclui a tecnologia "Invisible-to-Visible" da Nissan, revelada em janeiro de 2019 no CES.

As dimensões do IMQ posicionam o veículo no centro do segmento C como crossover ou SUV compacto. É uma demonstração de um visual com linhas simples e harmoniosas, criando uma fusão entre o exterior e o interior. Esta característica é mais evidente nas áreas vidradas, concebidas para proporcionar a sensação de uma superfície única contínua.

PUB

 Na frente a grelha funde-se verticalmente no capô e horizontalmente no para-choques dianteiro para criar curvas marcantes nas linhas exteriores. O capô possui recortes com pormenores cromados e o guarda-lamas ergue-se a partir das cavas das rodas e funde-se na secção central.

Na traseira, uma linha vertical desce do conjunto de luzes para afastar o ar à sua passagem pela lateral reforçando o desempenho aerodinâmico e o carácter do automóvel. Na extremidade superior, é integrada numa nova interpretação do conjunto de luzes tipo ‘bumerangue’ da Nissan. A porta da bagageira em peça única funde-se nos guarda-lamas traseiros, replicando o design do capot.

 Este prototipo é equipado com jantes de liga leve de 22 polegadas e com pneus personalizados Bridgestone Connect. Estes pneus comunicam informação para o condutor através da interface gráfica de utilizador.

As portas do IMQ são articuladas nos limites exteriores e ao abrir revelam um interior futurista e espaçoso, o qual inclui quatro lugares individuais.

PUB

O familiar painel de instrumentos ‘asa deslizante’ da Nissan domina a frente do habitáculo, com uma consola central que emerge a partir do piso e se estende desde os assentos dianteiros até à traseira.

Tudo no interior do IMQ é focado no condutor. Isto é demonstrado pela interface gráfica de utilizador, dominada por um ecrã de 840 milímetros integrado no painel de instrumentos.

Um ecrã secundário mais pequeno acima da consola central aloja o assistente pessoal virtual do IMQ. Intensifica a experiência de condução ao controlar as funções do veículo, tais como a navegação, em resposta às ações do condutor.

Já o volante tem um formato ergonómico para colocar o condutor numa posição descontraída e para maximizar a visibilidade do painel de instrumentos. Uma funcionalidade avançada tipo patilhas de mudanças de toque suave foi integrada na parte traseira do volante.

 O IMQ está equipado com a tecnologia ‘Invisible-to-Visible’ (I2V) da Nissan, uma interface 3-D que funde o ‘mundo real’ com o mundo virtual. Desenvolvida pela Nissan a I2V ajuda os ocupantes do automóvel a verem o que de outra forma poderia permanecer invisível, conferindo confiança e emoção à experiência de condução.

PUB