A Abarth lançou o 695 Esseesse numa dição de colecionador que reedita o modelo de 1964 atualizando o conceito de carro urbano desportivo de então aos argumentos dos dias de hoje,
O Cinquino da década de 1964 preparado como um 695 Esseesse de cilindrada aumentada para 690 cm3 debitando 38 cv de potência e atingindo a velocidade máxima de 140 km/h teve uma produção na altura de 1.000 unidades.
PUB
O novo Abarth 695 Esseesse de colecionador terá uma produção de 1.390 exemplares sendo 695 deles em “Preto Scorpione” e 695 em “Cinzento Campovolo”. Os argumentos desportivos são os do presente.
Equipado com motor 1.4 T-jet, com 180 cv de potência e 250 Nm de binário às 3000 rpm, o Abarth 695 Esseesse atinge os 225 km/h de velocidade máxima (com o spoiler ajustado a 0°). Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, os primeiros 400 metros com partida de posição parada são feitos em 15,1 segundos.
A caixa de velocidades é manual, mas está disponível como opção uma transmissão sequencial robotizada Abarth com comando de patilhas. De série são as suspensões Koni em ambos os eixos, o sistema de travagem com pinças Brembo de 4 pistões vermelhas à frente e discos autoventilados de 305/240 mm atrás e o sistema escape Akrapovic com terminais em titânio.
PUB
O design combinou a estética com o trabalho de redução do peso e o aerodinâmico, de que é exemplo o novo capô de alumínio de dupla curvatura que deixa o novo Esssesse 25% mais leve. Na traseira, a história desportiva do Escorpião é evocada pelo “Spoiler ad Assetto Variabile” – ajustável entre 0 e 60° – que fornece um aumento da carga aerodinâmica até 42 kg.
No exterior, o Barth 695 Esseesse recupera os pormenores brancos no defletor dianteiro, nas capas dos retrovisores e nos autocolantes laterais, assim como as jantes brancas com centro vermelho (de 17”), o emblema 695 na lateral e o 695 Esseesse na traseira.
O lado interior exclusivo deste modelo vê-se na inscrição "ONE OF 695” no encosto de cabeça dos bancos Sabelt a condizerem com a cor da pintura exterior e com cintos vermelhos. A faixa do tabliê revestida de Alcantara tem inscrito o “695 Esseesse” recortado a laser e os elementos em fibra de carbono estão presentes na alavanca da caixa de velocidades, nos pedais e em aplicações no volante.
Quanto à vertente tecnológica e de conectividade, o Abarth 695 Esseesse é equipado com sistema de infoentretenimento Uconnect, com navegador por satélite, ecrã tátil de 7” com Apple CarPlay integrado e compatível com Android Auto e rádio digital DAB.
PUB