A Peugeot apresentou o novo 308 SW, a variante carrinha da nova geração que anunciou a eletrificação logo desde a revelação da berlina e que reforça agora os argumentos de espaço para ocupantes e bagagem com a configuração Station Wagon.
O Peugeot 308 SW traz consigo o que já foi estreado com a variante berlina da nova geração do familiar de segmento C da marca do leão – desde a tecnologia do i-Cockpit às motorizações a gasolina, Diesel e híbridas –, mas traz também todas as qualidades próprias do seu caráter de carrinha (como as de modularidade) que se distinguem na secção traseira.
PUB
Em comparação com a berlina, o novo 308 SW incrementa a sua distância entre eixos em 55 mm para um total de 2,732 m, o que permite oferecer 129 mm de espaço ao nível dos joelhos na segunda fila de bancos e maximizar o volume da bagageira. A projeção traseira (com as luzes LED ultrafinas da berlina, mas sem estarem unidas pela faixa preta) é 21 cm mais longa na Station Wagon.
Em relação à geração anterior, o novo Peugeot 308 SW é 6 cm mais comprido para um total de 4,64 m e, com um para-brisas mais inclinado e recuado, é também mais baixo 20 mm para uma altura que é agora de 1,44 m – as vias de 1.559 mm e 1.553 mm mantêm-se idênticas.
PUB
Construído a partir de uma evolução da plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform) – que permite a eletrificação com o lançamento já de duas versões híbridas plug-in – o 308 SW oferece uma bagageira com sistema de duplo piso nas versões com motor de combustão interna para um volume máximo sob a chapeleira de 680 litros com o piso na posição mais baixa.
O banco traseiro é rebatível em 3 secções de forma independente (40/20/40) com controlos acessíveis nas laterais da bagageira. O portão traseiro é motorizado e de abertura mãos livres. Com todos os encostos rebatidos, o volume disponível, nas versões com motor de combustão interna, e com o piso da bagageira na posição mais baixa, é de 1.634 litros sendo possível transportar objetos com mais de 1,85 m de comprimento.
A aerodinâmica do novo Peugeot 308 SW apresenta um Cx de 0,277 e um SCx de 0,618 m2 ganhando mais de 2 gramas de CO2 na eficiência relativamente à geração anterior. Com o intuito de melhorar o conforto em termos de vibrações, a rigidez da carroçaria foi otimizada através da colagem dos elementos estruturais.
O novo Peugeot 308 – apresentado em março – tem chegada prevista para o final deste ano. o novo Peugeot 308 SW agora revelado chega a Portugal no início de 2022.
PUB