Já fez LIKE no AWAY magazine?

Tesla mais seguro de sempre? Model S recebe 5 estrelas nos testes Euro NCAP

Depois de várias atualizações de segurança, o novo Tesla Model S recebeu 5 estrelas nos mais importantes testes de segurança

O novo Tesla Model S recebeu cinco estrelas no rating da Euro NCAP, sendo um dos 16 automóveis testados agora a atingir a nota máxima nos testes. Esta avaliação surge depois de a empresa de Elon Musk ter feito melhorias a nível de segurança no veículo elétrico e numa altura em que se prepara para começar a fazer as primeiras entregas na Europa.

As alterações a nível de segurança a que o Model S foi sujeito em 2021 tinham já em vista o novo protocolo da Euro NCAP para 2020-2022.

PUB

Este, mais exigente, analisa a capacidade de os veículos protegerem os ocupantes (adultos e crianças) e utilizadores da via mais vulneráveis, assim como a de evitar acidentes. São também avaliados outros recursos de assistência de segurança.

Vê algumas imagens dos testes no vídeo:

PUB

Além de ter recebido as cinco estrelas no rating de segurança, de acordo com a Tesla, o Model S foi o veículo que recebeu a melhor pontuação global (Overall Score) de todos os testados no protocolo.

Os testes em que o veículo elétrico mais se destacou foi no de Assistência de Segurança (98%) que permite reduzir o risco de acidente, Proteção de Ocupante Adulto (94%) e Proteção de Ocupante Criança (91%).

De destacar que recebeu pontos máximos na subsecção de impacto na lateral mais distante e também na de resgate, extração e segurança pós-acidente.

Tesla Model S nos testes Euro NCAP

Estas pontuações foram possíveis graças a recursos como o Sistema de Monitorização de Condução para Prevenção de Colisão, que permite identificar se o condutor está distraído e aumenta a sensibilidade de aviso de colisão, e uma nova estrutura frontal que absorve o impacto em caso de acidente para reduzir a aceleração dos ocupantes.

PUB

Os sistemas de airbags sofreram também várias melhorias. Este novo Model S consegue identificar se uma cadeira de criança está a ser utilizada de forma a desativar automaticamente esse airbag. Há também um airbag entre os dois bancos da frente que garante que não há choque lateral quando estão dois ocupantes no veículo.

Vê aqui o arranque supersónico de um Tesla Model S

Apesar de ainda não ter recebido avaliação, a Tesla salienta que todas estes elementos de segurança estão também presentes no novo Model X.

Receber cinco estrelas na Euro NCAP não é de todo uma novidade para o Model S da marca de elétricos de Elon Musk. Em 2014, este veículo foi o único a conseguir este rating máximo.

PUB