Já fez LIKE no AWAY magazine?

Circulação entre concelhos este ano sem problemas. Vê aqui as medidas anunciadas contra a COVID-19

As novas medidas entram em vigor às zero horas (00h00) de dia 25 de dezembro e antecipam o previsto para dia 02 de janeiro. Felizmente não se comparam com 2020/2021

Das medidas anunciadas hoje, dia 21 de dezembro, pelo Primeiro-Ministro António Costa, para combater a pandemia no período de Natal, e, em especial para fazer frente à nova e altamente contagiosa variante de COVID-19 a Ómicron, não estão anunciadas, felizmente, restrições à movimentação entre concelhos, como ocorreu a meio do presente ano e no Ano Novo de 2020/2021.

A mobilidade e circulação está assegurada, sem quaisquer limitações, mas há outras recomendações que convém recordar.

PUB

Assim, já a partir das 00h00 de dia 25 de dezembro:

Teletrabalho -> passa a ser obrigatório

Discotecas, bares, creches e ATL -> encerrados

Testes obrigatórios (resultado negativo para acesso) -> estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos de empresa, casamentos, batizados, espetáculos culturais e recintos desportivos

Para os períodos de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (30, 31 de dezembro e 1 de janeiro) -> Teste negativo para acesso a restaurantes, locais de diversão noturna e festas de passagem de ano

E ainda,

Proibição de ajuntamentos na via pública (mais de 10 pessoas na passagem de ano), proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública, redução de lotação nas lojas e espaços comerciais (apenas permitida 1 pessoa por 5 m2).

O governo anunciou ainda apoios às empresas do setor da diversão noturna, apoio às famílias para suportarem os encerramentos das creches e ATL e aumentou de 4 para 6 os testes gratuitos por pessoa.

PUB

Desta forma, felizmente, parece que ficam em definitivo para trás os tempos do recolher obrigatório do final do ano passado (e meio do verão deste ano) e das fortíssimas restrições à circulação, quer na via pública, quer na circulação entre concelhos.

Como recomendação a AWAY subscreve o pedido das autoridades: evitar ajuntamentos, evitar períodos sem máscara nos eventos onde esteja, não frequentar espaços pequenos, fechados e pouco arejados e a realização de testes com frequência.

Proteja-se a si e a todos os seus!

PUB