Mota elétrica, já tinhas pensado nisso? Se um automóvel elétrico está fora do teu orçamento e a bicicleta elétrica tem limitações várias, como a autonomia e vias de circulação, então esta pode ser a solução. Podes equacionar um motociclo elétrico!
A AWAY levou ao programa de informação Esta Manhã na TVI três propostas de mota elétrica para diferentes tipos de necessidade e de bolsa.
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Optámos por motas com motorização elétrica equivalente ou superior a 125cc de forma a que possas desfrutar de qualquer uma delas em qualquer via (não esquecer que as vulgares 50 não podem, por exemplo, circular em autoestrada).
De origem alemã, esta é a maior e também a mais potente deste grupo e por isso obriga a teres carta de motociclo (categoria A). A BMW CE 04 tem uma potência de 31 kW e uma bateria de 8,9 kW. A velocidade máxima está limitada a 120 km/h, tem uma autonomia de 130 km e assegura um comportamento ímpar entre as maxi scooter elétricas.
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Em destaque, tem o tempo de carregamento que pode ser de apenas 4h20 (via wallbox), e o nível de equipamento inclui mimos como a travagem ABS e outros elementos de segurança. Podes ainda contar com marcha atrás para auxiliar nas manobras e com um sistema fabuloso de conetividade.
O preço começa nos 10.122 euros e com a linha de acessórios a fazer furor rapidamente somas mais uns milhares de euros à conta final. Mas é o preço da qualidade e exclusividade.
Seat MóÉ o grande furor nas estradas citadinas espanholas, de onde é originária, e chegou a Portugal há relativamente pouco tempo. A Seat Mó pode ser conduzida com carta de ligeiros (categoria B) e enquadra-se na categoria das 125cc. O motor elétrico possui 7 kW e a potência atinge os 9 kW. A velocidade máxima é de 95 km/h.
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A Seat Mó é muito prática e apresenta uma autonomia de 133 km. O tempo de carga (numa tomada convencional) pode ser entre 6 a 8 horas. Também tem marcha atrás e é possível guardar várias informações na aplicação específica que conecta com a Mó.
O preço da Seat Mó inicia-se nos 6225 euros e em todos os modelos é possível retirar a bateria num sistema tipo trolley de viagem. Segurança é por isso um destaque a ter em conta.
Niu MQI GT EvoA representante chinesa do grupo é a Niu MQI GT Evo, também com categoria equivalente a 125cc (possível de conduzir com carta de ligeiros – categoria B).
A Niu MQI GT Evo é a mais leve das três opções, mas é também a que tem menor potência (6,5 kW). Ainda assim tem a velocidade limitada a 100 km/h, a autonomia fica-se pelos 75 km e o tempo de carga ascende às 5 horas (em tomada convencional).
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Esta é a mais barata das opções em estúdio e apresenta um PVP a partir de 4999 euros.
5 vantagens rápidas de ter uma mota elétrica(Fotos: Esta Manhã/TVI, Captura Instagram Esta Manhã, Oficiais (BMW, Seat e Niu)
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