Já fez LIKE no AWAY magazine?

5 Conselhos de segurança para condutores seniores

Este Natal, quando estiveres com familiares mais velhos que ainda conduzam, partilha algumas dicas para que se mantenham seguros na estrada

De acordo com o relatório inglês "Condução segura até à velhice", feito pelo Departamento de Transportes e divulgado pela GEM, espera-se que as mortes na estrada de condutores com idades compreendidas entre os 70 e os 79 anos aumente 40% nos próximos 20 anos. Isto acontece porque com a idade vamos perdendo algumas capacidades: o tempo de reação aumenta, a força e a flexibilidade diminuem.

Para evitar que esta previsão se torne realidade, é importante encontrar mecanismos que garantam a segurança na estrada. Para tal, deixamos aqui algumas dicas para que possas passar aos condutores seniores que conheces e que se recusam a largar o volante. Quanto mais informados estivermos todos, menor a probabilidade de ocorrerem acidentes na estrada.

PUB

  • O exercício físico é importante
  • O exercício físico não traz só benefícios quando se conduz. Quando uma pessoa idosa pratica exercício físico, consegue preservar a sua força e a sua flexibilidade, o que facilita a condução e até as atividades normais do dia a dia. Alongamentos, caminhadas e até algum treino de força são alguns exemplos que podem trazer vários benefícios.

  • Os check-ups à visão e à audição devem estar sempre em dia
  • A visão e a audição são dois sentidos que se vão deteriorando com a idade e são dos mais importantes quando se conduz. É por isso importante fazer consultas de rotina para se detetar algum possível problema rapidamente e para que estes não representem um problema na hora de levar o carro para a estrada.

    PUB

  • Escolher percursos com que o condutor se sinta confortável
  • Independentemente da idade, há sempre um ou outro percurso que nos deixa desconfortável: pode ser um cruzamento com muito trânsito ou uma rotunda com várias faixas. Planear a viagem com antecedência, evitando alturas de maior trânsito ou procurando percursos alternativos, é uma boa maneira de garantir maior segurança na condução.

    Condutores seniores deveriam ter regras diferentes para renovar carta de condução?

    PUB

  • Evitar distrações
  • Petiscar enquanto se conduz ou estar atento à mensagem que se acabou de receber no telemóvel são dois exemplos de ações que fazem o condutor ficar menos focado na estrada. Todos devemos evitar estas distrações e os condutores seniores não são exceção. Quanto mais focado se estiver na estrada, mais facilmente se consegue reagir a um possível obstáculo ou perigo na via.

  • Ter consciência das limitações
  • É normal que, à medida que os anos vão passando, vão surgindo novas limitações. Negar que elas existem não as faz desaparecer e pode até ser fonte de perigo. Por isso, os condutores seniores devem estar atentos a si próprios e adaptar a sua condução às suas necessidades. Se for necessário, devem procurar um carro que também responda melhor às suas necessidades.

    (Fotos: O. Ghosson e J. Herndorff/Unsplash e A. Shvets/Pexels)

    PUB