Já fez LIKE no AWAY magazine?

Veículo autónomo da Honda é testado em parque solar

O Autonomous Work Vehicle foi capaz de percorrer uma rota pré-definida com sucesso, tendo transportado materiais de construção e ferramentas numa área de 405 hectares

Foi em 2018 que ficámos a conhecer pela primeira vez a visão de futuro da Honda para um veículo de trabalho completamente autónomo. O Autonomous Work Vehicle (AWS) que, traduzido à letra, significa veículo autónomo de trabalho, foi apresentado no evento de tecnologia CES, em Las Vegas, e já na altura despertou alguma atenção. Agora, o fabricante anunciou que testou, com sucesso, a segunda geração do protótipo num parque de energia solar ainda em construção, da Black & Veatch.

Os testes ocorreram ao longo de um mês numa área em que as estruturas estão dispostas de forma regular. Assim, foi possível definir uma rota através de uma aplicação própria e verificar que o AWG parava nos pontos específicos.

PUB

Nos testes, foram incluídos vários veículos em simultâneo que transportaram e rebocaram materiais de construção, ferramentas e até água ao longo de um espaço com 405 hectares. O AWG foi construído de forma a conseguir transportar uma carga até 399 kg e rebocar um trailer que pese, no máximo, 750 kg. Tem autonomia para oito horas mesmo debaixo de temperaturas elevadas e, mesmo com a carga máxima, consegue percorrer até 45 km.

O AWG junta a plataforma de condução fora da estrada com tecnologia autónoma avançada, de forma a conseguir também laborar em zonas de difícil acesso. Tem GPS para ser possível aceder à sua localização, radares, tecnologia LIDAR e câmaras 3D que lhe permitem monitorizar a área circundante e evitar obstáculos. Apesar de ser um veículo autónomo, é possível controlá-lo através de um comando remoto.

PUB

Até agora, a Honda ainda não anunciou datas para disponibilizar para venda o veículo autónomo de trabalho. No entanto, o fabricante planeia continuar com os testes e pede às empresas que estejam interessadas em testar o veículo autónomo nos seus ambientes laborais para entrarem em contacto.

(Fotos: divulgação)

PUB