Já fez LIKE no AWAY magazine?

Nove em cada 10 portugueses utilizam o telemóvel enquanto conduzem

Aplicação revela que o uso do telemóvel é constante em cerca de metade das viagens registadas

Nove em cada 10 condutores portugueses usa o telemóvel enquanto está ao volante. Esta é a conclusão dos dados obtidos pela aplicação móvel Hit the Road, lançada em fevereiro para  smartphones e destinada a avaliar a condução automóvel dos utilizadores.

Desde fevereiro foram registadas através da aplicação mais de 243 mil viagens, que representam mais de 3 milhões de quilómetros percorridos e 89 mil horas de condução. Da análise a estes dados, a Liberty Seguros em Portugal, que lançou esta aplicação, concluiu também que o uso do telemóvel tem efeito no tipo de condução e aumenta o risco de acidente. O uso do telemóvel é constante em cerca de metade das viagens registadas pela app. Entre os utilizadores que manuseiam o telemóvel mais de dez vezes numa viagem (e pelo menos uma vez por minuto), 39% fez travagens bruscas e 57% efetuaram curvas bruscas nas viagens.

PUB

“Os dados registados na Hit the Road são importantes, pois permitem que os condutores se apercebam da forma como conduzem, podendo retirar algumas ilações sobre a sua performance na estrada. Foi nesse sentido que desenvolvemos esta aplicação, para alertar para a segurança rodoviária, de uma forma divertida e educativa”, destaca Rogério Bicho, CEO da Liberty Seguros em Portugal.

Na análise aos dados recolhidos por distrito, os condutores do Algarve, Setúbal e Madeira são os que têm melhor pontuação (86,4). As piores posições no ranking foram registadas Viseu (82,08), Castelo Branco (82,01) e Guarda (81,25).

A aplicação Hit the Road está disponível para os sistemas operativos IOS e Android. Para utilizá-la, os utilizadores com equipamentos com estes sistemas poderão descarregar a app, de forma totalmente gratuita, nas respetivas lojas. A aplicação dispensa a ligação a uma rede de Wi-Fi ou o uso de dados móveis para ser utilizada durante uma viagem, sendo que o utilizador precisa apenas de ter os serviços de localização ligados e os dados da viagem serão descarregados quando se ligar a uma rede Wi-Fi.

PUB