Já fez LIKE no AWAY magazine?

Lisbon Motorcycle Film Fest faz-se à estrada pela quarta vez

Festival de cinema com motos volta ao Cinema São Jorge em Lisboa

[artigo original de 24 de abril]

A quarta edição do Lisbon Motorcycle Film Fest foi lançada oficialmente nesta terça-feira no Chiado, em Lisboa. E, agora, só pára nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Cinema São Jorge, na capital portuguesa, para três dias de cinema, conversas e muita paixão pelas motos.

O programa deste ano tem mais longas metragens do que habitualmente. São cinco no total. Os filmes cabeça de cartaz são «Oil in the Blood», com exibição na sexta-feira, o clássico «Easy Rider», no sábado, e «Wayne», sobre o antigo piloto australiano que marcou a década de 1980, Wayne Gardner, no domingo.

A programação das ‘curtas’ decresce em favor das ‘longas’, mas, neste ano, Miguel Oliveira volta a ser presença de destaque não somente no domingo quando for seguido em pista na sala principal do São Jorge como figura central da curta metragem «O Dobro de 44».

A programação deste ano do LxMFF é “muito atual e forte”, nas palavras de Joaquim Horta, um dos elementos da organização do festival juntamente com Manuel Portugal, Rodrigo Monteiro e Hugo Vaz.

PUB

Entre os filmes em destaque, pela sua atualidade, «Oil in the Blood» é deste ano, e «Wayne» é de há dois anos. O histórico «Easy Rider» de 1969 faz o contraponto com essa atualidade, mas faz também finalmente a ‘estreia’ no LxMFF por isso mesmo: está de parabéns pelos seus 50 anos.

O filme dirigido pelo já falecido Dennis Hopper e também com Peter Fonda e Jack Nicholson no elenco que roda pelo sul rural da América será objeto de debate; mas não será o único. «Oil in the Blood» será também tema de conversa com o realizador Gareth Maxwell Roberts e com a produtora Lucy Selwood.

As «Talks» não ficam por aqui. Elspeth Beard estará em Lisboa. E a mais famosa ‘motard’ inglesa também não ficará pela conversa sendo uma das integrantes do já tradicional «Lisbon Night Ride» do festival, passeio que anima a noite de sábado pelas ruas da capital.

PUB

Independentemente da animação da véspera, no domingo é preciso acordar cedo, pois o LxMFF volta a transmitir em direto a corrida de Miguel Oliveira nesse fim de semana de MotoGP e de festival. Novamente em Mugello no GP de Itália; mas, desta vez, com o piloto português na categoria rainha; e, desta vez, também, connosco do Autoportal por lá no São Jorge a seguir a corrida...

Na «welcome party» de 16 de maio, o programa do festival já estará fechado, assim como definido o espaço que o LxMFF quer ter para dedicar a manhã de sábado a atividades para as crianças. E a dedicação não fica por aqui. A receita de bilheteira do LxMFF reverterá na íntegra para o Distinguished Gentleman’s Ride.

Este é um festival que se define tanto como “diferente” assim como “único” cruzando quem adora as motos e quem adora o cinema – que não coincidem necessariamente sempre... Feito por quatro “apaixonados por isto”, o LXMFF “começa a tornar-se cada vez maior”. A convicção é a de que este ano ainda “vai ser melhor”.

PUB

No ano passado já foi assim:

PUB