Já fez LIKE no AWAY magazine?

Mercedes garante que Halo "pode suportar peso de um autocarro"

Diretor técnico da equipa de Fórmula 1 explica detalhes em vídeo

Em estreia absoluta na Fórmula 1, o Halo (sistema de proteção para a cabeça dos pilotos) pode não agradar a toda a gente, mas promete salvar vidas.

O objetivo deste dispositivo de segurança é desviar objetos grandes da trajetória da cabeça do piloto, como aconteceu nos acidentes fatais de Henry Surtees ou Justin Wilson.

PUB

Do ponto de vista aerodinâmico, é, no entanto, uma revolução e um verdadeiro desafio. James Allison, diretor técnico da equipa da Mercedes F1 explicou alguns detalhes em vídeo.

"Não é uma peça leve, são vários quilos de titânio que se acrescentam ao monolugar", assegurou. "São necessárias modificações para integrá-lo, garantindo que o carro permaneça abaixo do limite de peso”, explicou Allison que descreveu a resistência desta estrutura de forma…curiosa.

"Se não é leve, também é porque está sujeito a um grande peso. Tivemos que reforçar o design do chassis para que ele possa suportar o peso de um autocarro londrino de dois andares. Temos de ter a certeza de que é forte o suficiente em qualquer situação", garantiu.

Espera-se uma evolução natural do Halo nos próximos anos, tanto por razões aerodinâmicas como estéticas.

"Esta é a primeira geração do Halo e não será a última. Nada se mantém igual na F1 por muito tempo. Vamos pegar nesta primeira versão e tentar melhorá-la, tentar melhorar a segurança, mas também a estética. De resto, é uma questão de hábito”, frisou Allison. "Mas, eu tenho certeza que existem coisas que podemos fazer nas próximas temporadas para fazer com que ela pareça melhor no carro. A necessidade de segurança do motorista e o nosso desejo de ter carros com atitudes estéticas motiva-nos a continuar a desenvolver este conceito nos próximos anos", concluiu.

Como irá o Halo integrar-se na carroçaria do W09? Iremos descobrir no dia 22 deste mês.

PUB