Já fez LIKE no AWAY magazine?

Cortina ou estore: Porsche com teto panorâmico de cristais líquidos regulável

Sistema elétrico possível de encomendar com o modelo elétrico permite optar por diferentes graus de opacidade

Um teto panorâmico com cristais líquidos que passa de opaco a semi-opaco ou a totalmente transparente com um simpres toque no painel de comandos? Sim, existe e a Porsche disponibiliza-o como opcional em todas as versões do elétrico Taycan.

Branco mate quando se encontra desligado, o teto panorâmico com controlo de luz variável faz-se notar assim que o Taycan inicia a marcha, passando para o modo que está pré-selecionado em memória.

PUB

Teto panorâmico em modo opaco

Depois é só escolher através do ecrã tátil o modo que mais se adequa ao tempo que faz lá fora ou ao nosso estado de espírito. Se o objetivo for deixar o sol entrar, pode optar-se entre dois modos semi-opacos (Semi e Bold) ou então remover todas as barreiras à luz com o modo totalmente transparente.

O inovador sistema da Porsche para o qual foram necessários 10 anos de investigação e aperfeiçoamento, permite ainda utilizar a função “cortina”, capaz de proteger a luz da frente para trás, como se de um estore de rolo se tratasse.

Teto panorâmico em modo semi-opaco

PUB

O segredo da eficácia do sistema que, de acordo com a Porsche, é capaz de assegurar um ambiente a bordo mais fresco do que com qualquer cortina de tejadilho disponível, está no seu desenho em camadas.

No total são sete, sendo que o núcleo apresenta uma matriz polimérica com uma camada condutora em ambos os lados, referida como óxido de estanho e índio. Na ausência de tensão entre estas camadas a matriz é mate, mas, se a tensão estiver ativa, os cristais líquidos reordenam-se e proporcionam uma maior claridade.

Teto panorâmico em modo transparente

Um revestimento em prata na camada exterior reflete o calor do sol, ao passo que a camada interior tem um efeito isolante.

Quanto ao padrão que o teto adota quando selecionado um dos modos semi-opaco, foi inspirado na luz de stop central. “Inicialmente pensámos em listras simples e rectas, mas ficava um pouco esquisito, refere Stephan Wetzel, especialista em vidros para automóveis na Porsche.

PUB