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Bosch lidera projeto que pretende assegurar a correta interação entre sistemas e software em automóveis

Mais de uma dezena de entidades envolvidas em programa para definir as bases de uma nova metodologia de desenvolvimento de software para veículos

Estabelecer regras e processos que possam assegurar a interação harmoniosa e segura entre os vários componentes eletrónicos e sistemas presentes em automóveis. É este o objetivo de um projeto liderado pela Bosch, designado “Software-Defined Car”, no qual participam mais de uma dezena de entidades e que conta com um financiamento de cerca de 43 milhões de euros por parte Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia.

Imagem computorizada do projeto Bosch de mapeamento de dados

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Alguns veículos já apresentam mais de 100 unidades de controlo e, na opinião dos responsáveis da Bosch, a complexidade dos sistemas eletrónicos e respetiva arquitetura irá aumentar no futuro. Daí que a empresa alemã considere que é crucial garantir a interação coordenada entre todos esses sistemas, por forma a que novas funções, dentro e ao redor do veículo, sejam desenvolvidas mais rapidamente no futuro e cheguem aos condutores com segurança, ao longo de todo o ciclo de vida do veículo.

Projeto “Software-Defined Car” (SofDCar) da Bosch

O projeto Software-Defined Car assumiu a tarefa de mapear a “selva” de tecnologias que existe no automóvel. O nosso objetivo é trazer a ordem fundamental para os processos de criação e manutenção de software, por meio de modernas cadeias de ferramentas de desenvolvimento entre empresas”, explicou o líder do projeto Andreas Westendorf, em comunicado.

O programa engloba também o desenvolvimento de um gémeo digital alargado, ou seja, uma imagem virtual dos dados de desenvolvimento do veículo. O objetivo passa por garantir um fluxo de informações único e ininterrupto de dados e versões de software em todos os bancos e servidores, o que irá facilitar e acelerar a implementação de software e novas funções e serviços em automóveis.

Para além da Bosch, estão envolvidas no projeto as entidades BooleWorks, Mercedes-Benz, P3 digital services, T-Systems International, Vector Informatik e ZF Friedrichshafen, bem como a Universidade de Estugarda e o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automóvel e Motores de Veículos de Estugarda, entre outras.

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