Já fez LIKE no AWAY magazine?

Depois de Pompeia, telhas solares chegarão aos telhados de Évora

Projeto liderado pela EDP vai levar telhas capazes de produzir energia solar a Évora e a outras 7 cidades europeias

Quem visitar o Parque Arqueológico de Pompeia, em Itália, dificilmente vai perceber que as telhas que cobrem os telhados são capazes de produzir energia solar. De cor terracota e formato tradicional, estas telhas solares vão agora ser usadas em Évora, Portugal.

Desenvolvidas pela empresa italiana Dyaqua, estas telhas solares são compostas por um material que deixa passar a luz e as células fotovoltaicas ficam dentro dos módulos. A primeira vez que foram testadas foi em Pompeia. Agora, graças ao projeto de smartcities POCITYF, liderado pela EDP, vão chegar aos telhados de Évora.

PUB

Pompeia já tem telhas solares (foto: Ivan Romano/Getty Images)

O projeto POCITYF, que vai criar áreas delimitadas com produção renovável, vai arrancar em duas cidades-piloto, uma delas Évora. Construída no topo de uma colina, os telhados dos edifícios da cidade ficam visíveis a quem passeia pelas ruas. Por isso, era essencial que os painéis solares ficassem escondidos.

PUB

A Tegola Canadese, uma empresa de energia solar italiana, está responsável por levar a produção solar a Évora. Para o edifício da Câmara Municipal, a empresa chamou a Dyaqua para instalar as suas telhas solares de terracota.

Para um pavilhão desportivo, um centro científico e dois parques de estacionamento a tecnologia será outra, a Tegosolar, da Tegola Canadese. Estes são painéis solares normais, mas que em vez de ficarem sobre o telhado, ficam integrados entre as telhas, estando invisíveis a partir da estrada.

Telhas solares da Dyaqua (foto: Dyaqua)

O POCITYF – Positive Energy Blocks é um projeto europeu de smartcities que irá transformar áreas urbanas de cidades históricas e oferecer acesso a energia limpa e mais barata aos moradores. Tem a duração prevista de 60 meses e um orçamento geral de 22,5 milhões de euros.

É um consórcio formado por 46 entidades de 13 países e está a ser liderado pela EDP. Irá arrancar inicialmente em duas cidades-piloto, Évora, em Portugal e Alkmaar, nos Países Baixos, passando depois para Granada, Espanha; Bari, Itália; Celje, Eslovénia; Upjest, Hungria; Ioannina, Grécia; e Hvidovre, Dinamarca.

PUB