Já fez LIKE no AWAY magazine?

Cepsa investe €3 mil milhões em produção de hidrogénio verde em Espanha

Novo projeto na região da Andaluzia vai gerar 300 mil toneladas de hidrogénio verde por ano

A Cepsa anunciou que vai investir 3 mil milhões de euros para o desenvolvimento de um dos maiores projetos de hidrogénio verde na Europa, o Andalusian Green Hydrogen Valley, a ser construído no sul de Espanha.

O projeto vai consistir na construção de duas unidades com capacidade total de 2 gigawatts (GW) que irão produzir, anualmente, 300 mil toneladas de hidrogénio com recurso a energias renováveis.

PUB

Instalações da Cepsa (Foto: Cepsa)

Os dois eletrolisadores vão estar localizados em Huelva e Cádiz, na região da Andaluzia, sendo que o primeiro deverá entrar em operação em 2026, atingindo a capacidade total dois anos depois, e o segundo ficará operacional em 2027.

Para alimentar as instalações, a Cepsa vai investir dois mil milhões de euros na criação de um portefólio de 3 GW com projetos de energia solar e eólica.

O Andalusian Green Hydrogen Valley vai permitir evitar as missões de seis milhões de toneladas de CO2 por ano.

De acordo com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, citado em comunicado, este investimento, juntamente com o corredor de hidrogénio verde que deverá ligar Gibraltar a Roterdão, irá ajudar Espanha a tornar-se um país exportador de energia.

A Cepsa refere que o Andalusian Green Hydrogen Valley tem uma capacidade dez vezes maior do que qualquer outro projeto de hidrogénio verde em construção na Europa.

PUB