Já fez LIKE no AWAY magazine?

Painéis solares no espaço. Será o futuro?

Projeto da Northumbria University está a desenvolver células fotovoltaicas para capturar energia solar no espaço

Parece que a vontade de aumentar a produção de energias renováveis vai levar os painéis solares para o espaço. Um projeto da Northumbria University, no Reino Unido, criado para levar a produção solar para fora do planeta Terra, está a gerar interesse e recebeu agora um parceiro de força, a empresa do setor aeroespacial Lockheed Martin.

O projeto em questão está a desenvolver células fotovoltaicas que conseguem recolher e converter energia de forma a que esta possa ser usada no espaço, mais concretamente em veículos espaciais e lunares, assim como satélites.

PUB

Projeto quer gerar energia solar no espaço (foto: Alexa/Pixabay)

A grande vantagem desta tecnologia espacial é que permite a captura de energia solar a qualquer hora do dia e independentemente das condições climatéricas. Ou seja, acaba por ser mais fiável do que a produção solar em Terra.

A tecnologia de energia solar espacial que está a ser desenvolvida tem também potencial para, mais tarde, enviar eletricidade de forma wireless – ou seja, sem necessidade de ligações físicas – para a Terra, garantindo assim uma nova fonte sem emissões que pode alimentar casas e empresas.

Agência Espacial Europeia está a estudar a produção de energia solar no espaço

Este projeto da Northumbria University é uma extensão de uma pareceria com a Lockheed Martin que começou em 2022 e que contou com um investimento de 600 mil libras (685 mil euros). Agora, as duas entidades voltaram a juntar-se e a empresa do setor aeroespacial anunciou um novo investimento de 150 mil libras (171 mil euros).

PUB