Já fez LIKE no AWAY magazine?

Bill Gates investe em startups de energia nuclear e hidrogénio

Terra Power e Electric Hydrogen são duas startup que contam com apoio de Bill Gates, entre outros investidores

Bill Gates, o multimilionário e filantropo fundador da Microsoft parece fortemente empenhado em acelerar o desenvolvimento de projetos de energias renováveis nos Estados Unidos da América. Na calha estão investimentos numa startup de energia nuclear e em outra de hidrogénio verde.

As startup Terra Power e Electric Hydrogen contam com investimento de Gates e muito em breve ambas terão superprojectos na área das energias renováveis para apresentar.

PUB

Terra Power, fundada em 2008, está a desenvolver uma nova geração de central de energia nuclear denominada Natrium e que, de acordo com o blog de Bill Gates poderá estar operacional no Estado de Wyoming já em 2030.

Natrium, central nuclear da Terra Power de Bill Gates (imagem virtual: Gatesnotes)

De acordo com o próprio esta será a instalação nuclear mais avançada do mundo e poderá produzir energia de forma mais segura e com menos resíduos que os convencionais reatores.

Terá tecnologia inovadora no que respeita à refrigeração dos reatores e conta com sistemas de segurança inéditos até hoje.

PUB

Bill Gates aposta no hidrogénio

A Electric Hydrogen (EH2) é a outra startup que Bill Gates está a apoiar fortemente e que tem planos para desenvolver uma gigafábrica em Devens, no estado de Massachusetts, com capacidade de produção de 1,2 GW.

Imagem virtual do parque industrial e químico em Devens (foto: Devens Pathwayksp)

Hidrogénio verde é a aposta da EH2 que acredita que esta será uma das maiores unidades de produção de eletrolisadoresdos EUA. Da fábrica irão sair eletrolisadores de 100 MW de capacidade, peças fundamentais para o processo de produção de hidrogénio.

De acordo com notícias da Businesswire, desta fábrica poderão sair aparelhos que realmente irão possibilitar produção de hidrogénio verde a baixo custo a uma escala industrial.

PUB