Já fez LIKE no AWAY magazine?

EDP Renováveis aumenta lucros em 75% para €66 milhões no primeiro trimestre

A empresa é atualmente o quarto maior produtor mundial de energias renováveis e tem uma carteira de ativos operacionais de 14 GW

Os lucros da EDP Renováveis (EDPR), que atua no mercado de energia eólica e solar, alcançaram os 66 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 75% face ao período homólogo de 2021. Em comunicado de imprensa a EDPR revela que este valor foi parcialmente compensado por impostos mais elevados, despesas financeiras e interesses minoritários mais elevados, entre outros fatores.

“Estes resultados refletem o nosso sólido crescimento, bem como o quão bem posicionados estamos como líderes globais” – refere Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDPR, em comunicado de imprensa.

PUB

A EDP Renováveis é atualmente o quarto maior produtor mundial de energias renováveis e tem atualmente uma carteira de ativos operacionais de 14 GW. Destes, 13 GW estão totalmente consolidados e os restantes 1,1 GW são contabilizados pelo método da equivalência patrimonial (participações em projetos em Espanha, Portugal, EUA, APAC e projetos offshore).

Os resultados financeiros da EDPR

As receitas totais da EDPR aumentaram para 569 milhões de euros (+27% numa base anual), 121 milhões de euros mais elevadas. Isto deve-se, de acordo com o comunicado da EDPR ao impacto das adições de capacidade MW (+79 milhões numa base anual) que, juntamente com o aumento dos recursos renováveis (+20 milhões numa base anual), conversão cambial positiva e outros itens (+27 milhões numa base anual) conseguiram compensar o efeito negativo do preço médio de venda (-5 milhões numa base anual) do efeito do mix de carteira.

A EDP Renováveis refere ainda receitas de 81 milhões de euros em exploração, bem como despesas operacionais a alcançar 241 milhões de euros.

Os lucros apurados antes da aplicação de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ascenderam a 394 milhões de euros (aumento de 46% face a 2021).

PUB