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Sustentabilidade e alta tecnologia no novo Renault Mégane E-TECH elétrico

O novo Mégane E-Tech 100% elétrico é o expoente máximo da revolução elétrica com a redefinição do prazer de condução aliada a uma forte componente tecnológica, onde se destaca a autonomia até 470 km e aposta clara na eficiência e materiais sustentáveis

A revolução elétrica está em marcha e a chegada ao mercado nacional do novo Renault Mégane E-TECH 100% elétrico redefine por completo a fasquia dos automóveis elétricos, integrando-se na perfeição em todo o ecossistema digital do utilizador.

A experiência sem paralelo do Grupo Renault na investigação tecnológica, construção e desenvolvimento de veículos elétricos tem mais de uma década e o Renault Mégane E-TECH representa na perfeição o resultado de toda uma nova visão e aposta no futuro, num conceito “sensual tech”.

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O novo Renault Mégane E-TECH 100% elétrico revela um desenho completamente disruptivo que começa desde logo na estreia do novo logotipo “Nouvel R” que é a nova imagem da marca francesa. Elementos tecnológicos como as soberbas jantes de 20 polegadas, luzes traseiras em micro-ótica LED, puxadores de portas embutidos e aberturas laterais de refrigeração marcam distintivamente o novo modelo.

Mais de 300 novas patentes atestam bem todo o esforço de inovação que a marca imprimiu ao desenvolvimento deste novo modelo. Estas patentes protegem a inovação que foi aplicada ao motor, ao sistema de carregamento, às baterias, à gestão do calor, à arquitetura da nova plataforma e à acústica.

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Os preços do Renault Mégane E-TECH elétrico começam nos 35.850€ da versão de entrada (equilibre) e vão até aos 48.350€ da versão de topo (iconic). Há ainda duas versões intermédias – evolution e techno.

Sustentabilidade ambiental em destaque

A marca francesa fez uma aposta muito forte em termos ecológicos no novo Renault Mégane E-TECH com todos os estofos e vários plásticos, produzidos a partir de materiais 100% reciclados. O painel de instrumentos, na versão de entrada, recorre a acabamentos têxteis de origem sustentável e o nível mais elevado tem apenas pele sintética TEP.

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Mesmo as versões com aplicações em madeira, recorrem aos painéis Nuo, um novo composto produzido a partir de madeira verdadeira, colada em algodão utilizando um adesivo ecológico especial de produção sustentável.

As baterias de alta eficiência foram projetadas para poder ser reutilizadas, com vários componentes a poderem ser novamente utilizadas noutros fins industriais (a marca tem uma fábrica em Flins, França, para esse efeito).

Os valores são impressionantes: 95% do novo Renault Mégane E-TECH Elétrico poderá ser reciclado no final do seu ciclo de vida.

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Liderança tecnológica na energia elétrica

O Renault Mégane E-TECH estreia uma nova plataforma modular, denominada CMF-EV, desenhada especificamente pelo Grupo Renault para proporcionar um comportamento de excelência.

A avançada bateria disponível em bloco de oito módulos de 40 kWh, ou, bloco de 12 módulos/24 células com 60 kWh, é bastante fina (têm apenas 110 milímetros de espessura). Tem garantia de oito anos ou 160 mil kms.

A motorização disponível recorre a um motor elétrico, disponível em duas versões, 96 kW ou 160 kW (130 ou 220 cavalos de potência) e é muito compacto e leve (apenas 145 Kg).

Em termos de comparação esta unidade é mais fina 40% e mais leve 10% do que o equivalente no Zoe. Os engenheiros da marca francesa conseguiram alcançar este feito com uma nova composição química das baterias de iões de lítio NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), oriundas da LG.

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O condutor, têm à disposição quatro níveis de travagem regenerativa possível de controlar através de duas patilhas no volante. Com este sistema sempre que se levanta o pé do acelerador é possível recuperar energia cinética e alimentar a bateria, poupando os travões.

Consumos e autonomia em foco

O novo Renault Mégane E-Tech elétrico tem uma autonomia estimada entre os 300 e 470 km, de acordo com o carregamento e versão considerada. Os consumos de acordo com a norma europeia WLTP ficam entre 15,5 e 16,1 kWh/100 km.

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O carregamento pode ser feito até 22 kW em casa ou até 130 kW em carregadores rápidos de rua DC. O tempo de carregamento varia entre as 1h15 em carregador rápido de 130 kw (exterior), 3h10 em carregador 22W (trifásica a 32A, interior)) até 6h17 também em carregador de 7,4 kW (monofásico, interior).

Os utilizadores podem aceder a uma tarifa especial da rede Ionity, disponível em toda a Europa ou podem inclusive carregar o seu Renault Mégane E-TECH de forma absolutamente gratuita em qualquer concessionário da marca.

Não menos importante é a capacidade instalada de poder alimentar a rede energética graças à tecnologia V2G (vehicle to grid: veículo para rede). Esta tecnologia permite que a qualquer instante o utilizador possa dar energia a um aparelho externo a partir do seu próprio Renault Mégane E-TECH.

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Onde o conforto e o espaço viajam de mãos dadas

A combinação entre a distância entre eixos estendida e a colocação das rodas nos quatro extremos permitiu libertar espaço adicional que foi devidamente aproveitado para criar um design exterior único, mas ao mesmo tempo aumentar o espaço interior e dar origem a um design inovador no habitáculo.

A maximização do espaço a bordo revela que apesar do aspeto compacto do novo Renault Mégane E-TECH este consegue oferecer um conforto sem precedentes na sua classe e ao mesmo tempo ainda oferecer um excelente volume de bagageira de 440 litros.

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Assistente Google e entretenimento a bordo

Um ecrã multimédia (12,3 polegadas de diâmetro na versão de topo) é a base de todo o sistema de infoentretenimento a bordo. Chama-se OpenR e pretende ser um sistema “open” (aberto) com atualizações “Firmware over the air” (tecnologia FOTA de atualização remota).

O ecrã OpenR é construído recorrendo a vidro reforçado para garantir um acabamento mais robusto que resulta agradável ao toque e ao olhar. O brilho do ecrã e a refletividade da luz foram otimizados para assegurar uma boa visibilidade, mesmo sob luz solar intensa; melhorada ainda pelo revestimento antirreflexo.

O sistema operativo desenvolvido pela Google é baseado no Android Automotive OS, inclui Google Assistant, Google Map e Google Play. Para além disso é ainda possível ter um conjunto de aplicações, como o youtube (mas não utilizável em modo de vídeo se estiveres a conduzir).

A bordo, nas versões topo de gama, conta-se também com um inovador sistema de som integrado desenvolvido pela Harman Kardon, com potência total de 410 W, 9 canais de áudio, incluindo subwoofer na bagageira.

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