Já fez LIKE no AWAY magazine?

Horta na varanda? Basta 1 minuto por dia para teres salsa fresca

A salsa é das ervas aromáticas mais usadas em Portugal. Segue as nossas dicas para teres a tua plantação em casa

Primavera é sinónimo de plantações e porque não começar com uma erva aromática muito usada na gastronomia portuguesa? Rica em potássio, cálcio e vitamina C, a salsa faz bem à saúde e é versátil, podendo ser usada num sem fim de receitas. Além disso, não tens de comprar e arriscar que se estrague antes de a usares. 

A salsa é a planta perfeita para ter em casa, pode ser plantada tanto no exterior como no interior e não precisa de muita atenção. Mas prepara-te, vais ter de renovar a plantação todo o ano porque a salsa no segundo ano dá flor e as folhas ficam amargas.

PUB

Legenda
6 dicas para teres a tua pequena horta e teres salsa sempre à mão1. Plantar ou semear, tu escolhes.

É na Primavera que se planta salsa, por isso estamos na época certa. Compra sementes e coloca na terra ou compra uma planta já crescida. Escolhe um vaso com buracos no fundo para drenar bem a água.

2. O segredo está na água e no fertilizante

Todas as plantas precisam de água, mas há umas que precisam mais do que outras. A salsa gosta de ter o solo húmido, por isso, sempre que sentires o topo seco, está na hora de lhe dar uma boa regadela. Dá-lhe fertilizante (que é como quem diz alimento) pelo menos uma vez por mês na primavera e no verão.

PUB

3. Sol, sol, sol

A salsa gosta de muito sol. Se estiver dentro de casa, coloca-a numa janela que apanhe muita luz e vai rodando a planta de três em três dias para que toda ela leve com os raios solares. Se estiver no exterior, não a deixes à sombra.

4. Corta pela base

Na hora de utilizar salsa nas tuas receitas, corta pela base e não tires mais de um terço da planta para garantir que ficam folhas suficientes para ela continuar a fazer a fotossíntese.

5. Queres que cresça o ano todo? Protege-a do frio

No inverno, a salsa normalmente fica dormente e não nascem novas folhas. Mas se a deixares dentro de casa, numa zona quente e com muito sol, a erva aromática vai crescer todo o ano.

6. Congela as folhas

A tua planta está a dar muita salsa e já não sabes o que fazer com ela? Podes sempre cortar um pé, lavar bem e congelar para usares em qualquer altura.

PUB