Já fez LIKE no AWAY magazine?

GP de São Marino: uma lição de Márquez, com Oliveira em 16.º

Campeão do mundo dispara ainda mais na frente do Mundial. Piloto português sofre uma queda em Misano

Marc Márquez venceu neste domingo o GP de São Marino de MotoGP e deu mais um passo de gigante para a revalidação do título mundial da categoria rainha do motociclismo de velocidade.

Este passo que deixa o campeão do mundo da Honda com 93 pontos de vantagem na liderança do Mundial foi dado com uma lição feita de experiência e paciência, que aliou à mestria da sua condução para dar a estocada final na 13.ª prova do calendário a uma volta do fim.

PUB

Miguel Oliveira acabou por ter a sua corrida condicionada por uma queda que não o deixou fora de prova, mas que acabou por deixar o piloto português da Tech3 KTM fora dos pontos – objetivo que tinha à partida, que correu bem permitindo-lhe ganhar três posições em relação ao 19.º lugar de onde saiu, quando ficou cumprida a primeira volta.

Na frente, Maverick Viñales segurou a pole position na largada e as Yamaha dominaram a primeira volta, com as satélites da SRT de Fabio Quartararo e Franco Morbidelli a colocarem-se atrás do espanhol com a M1 da equipa oficial.

Este foi o primeiro ato do enredo. O segundo foi representado nas primeiras três voltas. Quartararo assumiu a liderança. Márquez respondeu ao pior lugar na grelha desta época – partiu de quinto – para se chegar ao segundo lugar colado ao francês.

Os dois foram descolando de Viñales guardando-se para um duelo final. Para o quarto lugar, ficava reservada a disputa entre Valentino Rossi e Morbidelli. Estavam e ficaram quatro Yamaha nos cinco primeiros lugares e a Honda do campeão mundial com um terço de Corrida feito.

PUB

Numa prova marcada por várias quedas, foi também nesse primeiro terço que Miguel Oliveira caiu numa Curva 4 madrasta para vários pilotos neste domingo. O piloto português caiu quando já estava nos pontos, mas ainda conseguiu regressar retomando a Corrida no 20.º lugar.

Oliveira recuperou até ao 16.º lugar em que terminou beneficiando também de mais outras, entre as quais a de Álex Rins (deixando Márquez mais confortável na frente quando ainda era segundo classificado). Mas esta prova sem pontuar acabou por fazer com que o piloto português caísse também para o 18.º lugar do Mundial, com 26 pontos – a 1 de Johann Zarco (KTM) e Andrea Iannone (Aprilia) e mais 3 do que Jorge Lorenzo (Honda).

Sabendo que Rins estava fora e que Andrea Dovizioso estava distante (o italiano da Ducati terminou em sexto), Márquez foi gerindo a Corrida sempre colado a Quartararo para decidir quando atacar a vitória. Entre as Yamaha que os seguiam na classificação da prova, Rossi ganhou o quarto lugar a Morbidelli; Viñales rodava isolado no terceiro lugar com que ficou.

PUB

As três voltas do final, já com tudo estudado, Márquez fez o primeiro teste para o terceiro ato, o assalto final que realizou à entrada para a última volta. Quartararo ainda contra-atacou, mas o espanhol voltou a passar para a frente e deixou o francês sem mais possibilidades de se estrear a vencer no MotoGP tendo de contentar-se com o segundo lugar.

O Filme da Corrida

Classificação do GP de São Marino:

PUB

Com este triunfo feito de experiência para ser conquistado na altura certa deixando o pelotão das Yamaha atrás, Márquez já começa a fazer as contas para a conquista virtual do seu sexto título na categoria rainha – oitavo da carreira.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Com seis rondas para o final, o MotoGP prossegue no próximo fim de semana de dia 22 com o GP de Aragão.

PUB