Já fez LIKE no AWAY magazine?

Miguel Oliveira em grande conquista o 2.º lugar no GP de Itália

Piloto português chegou a se penalizado, mas a decisão foi revertida

Miguel Oliveira conseguiu o segundo lugar do GP de Itália de MotoGP fazendo o seu melhor resultado da época com uma corrida de grande afirmação do piloto português da KTM.

O Falcão ainda chegou a ser relegado para o terceiro lugar, mas, a decisão foi revertida e o português foi mesmo segundo classificado.

PUB

Oliveira cruzou a meta no segundo lugar, mas, logo após o final, foi penalizado por ter excedido os limites da pista – numa decisão ‘ao milímetro (?)’ que não poderia deixar de ser considerada polémica... E que acabou mesmo por ser revertida.

A sexta prova do Mundial, no Autódromo de Mugello, foi ganha por Fabio Quartararo (Yamaha), que reforçou a liderança do campeonato, num dia em que a notícia do falecimento de Jason Dupasquier marcou esta corrida desde o minuto de silêncio no início até às sucessivas homenagens.

PUB

O terceiro lugar do pódio foi para Joan Mir (Suzuki). O campeão do mundo tinha beneficiado da penalização a Oliveira, mas, também, ele foi penalizado pela mesma razão que o português e tudo voltou ao ponto em que cruzaram a meta.

Este foi o 37.º pódio de Miguel Oliveira na carreira e o terceiro na categoria rainha conseguido na pista talismã de Mugello onde em 2015 conseguiu a primeira vitória no MotoGP, na classe Moto3.

PUB

Partindo da sétima posição da grelha de partida, Miguel Oliveira arrancou muito bem subindo ao terceiro lugar. Francesco Bagnaia (Ducati) também largou bem e ganhou o primeiro lugar a Quartararo, que partiu da pole position.

O início agitado da corrida deixou os dois primeiros do Mundial a lutarem pela primeira posição e o português e Johann Zarco (Pramac Ducati) pelo terceiro posto – nestas primeira voltas com vantagem para o francês.

A queda precoce de Bagnaia deixou Quartararo com caminho livre à sua frente e o francês da Yamaha não desperdiçou a oportunidade para fugir na liderança e nunca mais ser ameaçado.

A 8 voltas do final, já com o seu andamento estabelecido e a mostrar-se mais forte do que Zarco e com as Suzuki a aproximarem-se, o Falcão atacou o segundo lugar e preparou-se para o seu melhor resultado do ano.

Mir também passou Zarco e aproximou-se do piloto português, mas a KTM mostrou-se à altura em Mugello e, depois do episódio das penalizações já referido, Miguel Oliveira segurou com autoridade o segundo lugar.

PUB

Classificação do GP de Itália de MotoGP:

Com esta vitória, Quartararo reforçou a liderança do campeonato, que tem agora Zarco na segunda posição. Miguel Oliveira subiu dez posições e fecha agora o top 10, com 29 pontos.

PUB

Classificação do Mundial de Pilotos:

O MotoGP segue para Espanha com a realização do GP da Catalunha, sétima prova da época, no fim de semana e 6 de junho.

PUB