Já fez LIKE no AWAY magazine?

GP de Espanha: Hamilton vence e regressa à liderança do campeonato

Bottas foi segundo na quinta dobradinha consecutiva da Mercedes

Lewis Hamilton venceu este domingo o GP de Espanha e voltou ao comando do Mundial após mais uma exibição de luxo da Mercedes.

A marca germânica fez a quinta dobradinha do campeonato, em cinco corridas, com Valtteri Bottas a ficar com o segundo lugar, depois de ter saído da pole position.

PUB

Hamilton assumiu a liderança da corrida na primeira curva ultrapassando o seu companheiro de equipa, numa altura em que Sebastian Vettel (Ferrari), que saiu do terceiro lugar da grelha arriscou por fora para tentar surpreender os dois Mercedes, mas acabou por ter de travar forte perdendo a terceira posição para Max Verstappen (Red Bull).

PUB

Dai em diante apenas deu Mercedes, com Hamilton a disparar na frente e ganhar uma vantagem confortável sobre os seus mais diretos adversários, enquanto os Ferrari lutavam pelo quarto lugar com Charles Leclerc a receber luz verde das boxes para ultrapassar o seu companheiro de equipa.

O monegasco estava mais rápido e tentava chegar a Verstappen que não parecia disposto a deixar fugir o terceiro lugar.

Vettel tentou surpreender ao ser o primeiro a trocar de pneus, mas nada resultou na Ferrari e Vettel e Leclerc nunca mostraram andamento para bater os Mercedes.

A 20 voltas do fim, um acidente entre Lance Stroll e Lando Norris trouxe o Safety Car para a pista acabando por juntar o pelotão uma ocasião aproveitada pela Mercedes para mandar Hamilton às boxes trocar de pneus. Com os carros a rodarem juntos outra vez, Hamilton manteve a concentração e não se deixou surpreender no reinício da corrida, com as posições  dos cinco primeiros a ficarem inalteradas e Hamilton na frente da corrida não demorou em abrir cerca de 4s para Bottas na segunda posição.

PUB

Na luta pela terceira posição e quando se esperava que os Ferrari conseguissem despachar-se o Red Bull de Verstappen, os pilotos da equipa de Maranello não conseguiram incomodar o piloto holandês que conseguiu suportar o ataque final de Sebastian Vettel, que se viu ultrapassado quando parou nas boxes pela segunda vez para trocar de pneus, e terminou no degrau mais baixo do pódio, a 7,679s do vencedor.

A fechar o top cinco deste GP de Espanha, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, que voltaram a somar mais um fim de semana difícil para a Ferrari que continua sem encontrar uma solução para bater os Mercedes.

PUB

Desta forma a Mercedes igualou a maior sequência de dobradinhas da história da Fórmula 1, obtida pela própria Mercedes em 2014 e 2015 e pela Ferrari em 1952 e 2002.

Já Lewis Hamilton com a vitória no GP de Espanha alcançou a sua 76.ª vitória da carreira, o terceiro da época, e com a volta mais rápida assumiu a liderança do campeonato com 112 pontos, enquanto Bottas é segundo com 105 pontos, o terceiro lugar é ocupado por Max Verstappen com 66, Sebastian Vettel é quarto com 64 pontos e Charles Leclerc é quinto com 57 pontos.

Classificação do GP de Espanha

PUB

Classificação do Mundial de Pilotos

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 217 pontos

2. Ferrari, 121

3. Red Bull, 87

4. McLaren, 22

(...)

Veja o filme da corrida aqui.

PUB