Já fez LIKE no AWAY magazine?

Ruben Faria sobre Villas-Boas: "Ele desenrasca-se muito bem no carro"

Para a 40.ª edição do Dakar e 10.ª participação no rali, Ruben Faria troca de papéis. Além de competir na categoria auto, o motard assume pela primeira vez o papel de navegador ao acompanhar o técnico André Villas-Boas, estreante na maior aventura todo o terreno.

Faria revelou à agência Lusa que a amizade nasceu “através de amigos em comum, na Baja Portalegre de 2017”, e a paixão pelas corridas uniu os dois, que agora partem para “uma verdadeira aventura e um desafio enorme”.

PUB

Motivação não falta a esta dupla que parte para o rali ao volante de um Toyota “ganhador” com um objetivo principal: chegar à meta.

“O objetivo é chegar a Córdoba, esse é o maior desafio”, explicou Ruben Faria. Tal não deverá ser difícil. Apesar das dificuldades, o navegador revelou que Villas-Boas deixou boas indicações durante treinos que a dupla foi realizando antes da prova.

“Eu já andei com ele no carro, no Algarve, e ele desenrasca-se muito bem no carro, acho que se passarmos essa parte... mas o nosso objetivo é no dia-a-dia, ir vendo os limites dele e do carro”, comentou.

Apesar da grande experiência em motos, o piloto sabe que lhe esperam outros desafios na categoria dos automóveis. Principalmente, agora que assume o papel de navegador.

“Por agora, acho que me vou adaptar bem. O André é uma pessoa porreira, divertida, agora vamos ver no dia-a-dia o que vai acontecer, na mota já sei como é com imprevistos, como resolvê-los, mas aqui não, é tudo novo”, afirmou.

PUB

Quanto ao percurso da 40.ª edição, Faria assume que os primeiros dias no Peru “vão ser muito difíceis, conseguir transpor as dunas”, além de duas etapas posteriores, a 10.ª, entre Salta e Belén, na Argentina, e depois entre essa localidade e Fiambalá, na 11.ª tirada.

À semelhança do que fizeram Stéphane Peterhansel, Nani Roma ou Cyril Després, a passagem para os carros, poderá estar relacionada com futuras participações no Dakar fora das motos para Faria. Contudo, o piloto não abre o jogo.

“Para mim foi ótimo, porque assim também já vejo o mundo dos automóveis e fico com alguma experiência. Depois logo se vê", atirou.

PUB