A Toyota Gazoo Racing venceu a 89ª edição das 24h de Le Mans na estreia dos Hypercar em La Sarthe, com o carro nº 7 de José Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi a cruzar a linha de meta em primeiro, depois de liderar praticamente durante toda a prova.
Também a Alpine e a Glickenhaus fizeram provas muito regulares, mas a Toyota foi sempre intransponível à medida que ia aumentando vantagem para os perseguidores.
PUB
Ainda assim o Alpine Elf Matmut A480 (nº 36) pressionou o Toyota nº 07 nas primeiras voltas, mas a chuva e um peão de Nicolas Lapierre (que fez equipa com Matthieu Vaxiviere e André Negrão), acabaram por fazer perder algum terreno, tendo a equipa francesa conseguido recuperar até ao 3º lugar que iria manter até ao final da prova.
P3 au 24h du Mans..
Quelle émotion d'être de retour sur ce podium 🏁🏆#alpine#alpineracing#A480#LeMans24#24hdumans#hypercar#podiumpic.twitter.com/jndC0hLDUK
— Alpine Endurance Team (@SignatechAlpine) August 22, 2021
PUB
Para a Alpine ficou a ideia de que a corrida poderia ter corrido melhor não fossem algumas bandeiras amarelas – que na verdade tiraram cerca de 1h30 de corrida – até porque os tempos por volta do A480 não eram muito diferentes dos Toyota.
Para os representantes portugueses esta foi uma prova completamente para esquecer.
Os pilotos portugueses na LMP2 – a segunda categoria de Le Mans - não tiveram a sorte do seu lado.
António Félix da Costa, no Jota nº 38, partia com forte ambição, com a pole conseguida e Filipe Albuquerque, na United Autosports com o carro nº22, apesar de uma qualificação menos conseguida (partia de 12º) não escondia a vontade de ir mais longe.
Félix da Costa arrancou muito bem e até fez tempos melhores em pista molhada do que os Hypercar. Mas quando o piloto da Jota foi à box trocar com Anthony Davidson, seu colega de equipa, este, com um erro, atirou o carro para a gravilha e estragou por completo a prova à equipa.
PUB
Ainda assim a equipa tentou recuperar, mas à quinta hora de prova uma fuga de óleo obrigou a uma paragem de mais de meia hora, o que comprometeu definitivamente as hipóteses da equipa de Da Costa de lutar pela vitória, tendo a equipa terminado em 8º da categoria.
Quando faltavam 5 horas, as opiniões da equipa nas redes sociais
5 hours to go ⌛
Both cars still running with @gelaelized currently in P3 in the #28 car and @afelixdacosta in P10 in the #38 💪#LM24#LeMans#JOTA#JOTASport#WECpic.twitter.com/rafpHdPuFV
— Jota Sport (@JotaSport) August 22, 2021
PUB
Filipe Albuquerque demorou algum tempo a iniciar a recuperação, mas ao longo da noite conseguiu chegar a terceiro na sua categoria. No entanto o esforço da noite acabou com um problema no alternador do Oreca da equipa do português e, depois de uma paragem de mais de uma hora, a equipa viu-se completamente arredada de qualquer lugar de destaque, terminando no 18º lugar dos LMP2.
A vitória na classe LMP2 acabou nas mãos do carro nº 31 da WRT, com Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi, isto, depois do WRT nº 41 que liderou grande parte da corrida nesta classe ter ficado parado em pista na última volta.
O luso-angolano Rui Andrade também não foi feliz nesta participação tendo acabado contra o muro por volta da meia noite e não tendo sido possível à equipa continuar.
📯 @GDrive_Racing by @APRacingTeam is recovering from its earlier woes with the #26 car of @nyckdevries, @FranColapinto and @Roman_Rusinov, but the #25 Pro-Am entry crashed out of the race at midnight➡️ https://t.co/pwPjJMpQoq#APRacingTeam#LeMans24#WEC#ELMS#AsianLeManspic.twitter.com/J1wKGp8z02
— Algarve Pro Racing (@APRacingTeam) August 22, 2021
PUB
Em LMGTE Pro a Pole Position foi para o Porsche da Hub Auto nº 72 de Álvaro Parente, mas problemas iniciais relegaram-no para a última posição até desistir no domingo.
O vencedor desta categoria acabaria por ser o Ferrari nº 51 (Alessandro Pier, James Calado e Côme Ledogar)
Em LMGTE AM o Ferrari nº83 da AF Corse (François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera) ficou com o primeiro lugar não dando hipóteses à concorrência.
PUB