Já fez LIKE no AWAY magazine?

Preço da gasolina e gasóleo em Portugal acima da média da União Europeia

A carga fiscal em Portugal prejudica a competitividade nacional na Península Ibérica

O preço médio da gasolina e do gasóleo à venda em Portugal situa-se acima dos valores médios praticados em toda a União Europeia (UE). Dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), revelados ontem dia 18 de maio, e referentes ao primeiro trimestre de 2022, colocam Portugal sempre acima da média, em ambos os combustíveis.

De acordo com o boletim de preços da EU-27 relativo ao preço dos combustíveis, publicado pela ERSE relativamente à gasolina 95 simples, nos três primeiros meses do ano, os preços médios de venda (PMV) nacionais foram mais altos do que a média UE-27, situando-se na oitava posição dos países com preços mais altos.

PUB

No primeiro trimestre de 2022, o PMV da gasolina 95 na Europa foi de 1,645 euros/litro, ao passo que em Portugal o valor fixou-se em 1,825 euros/litro (incluindo impostos), bem acima também dos 1,617 registados em Espanha.

No que respeita ao PMV do gasóleo simples em Portugal o valor alcançou 1,697 euros por litro, superior aos 1,606 da UE e aos 1,525 euros/litro registados em Espanha. Isto coloca Portugal no 10º lugar a nível europeu, com o gasóleo mais caro e um diferencial de 17 cêntimos por litro mais altos do que em Espanha”

Impostos são a causa dos preços elevados

Curiosamente, sem contabilizar os impostos, Portugal praticou na gasolina um PMV 2,5 cêntimos por litro inferior ao de Espanha. Segundo a ERSE, “a carga fiscal aplicada em Portugal (54%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”.

PUB

“sem impostos, os preços médios nacionais são praticamente iguais aos do país vizinho”.

Já no conjunto da UE, quando excluído o peso dos impostos, Portugal passa de 10.º para 13.º país com gasóleo mais caro.

Ainda no conjunto da UE, o PMV de gasolina teve um aumento de 9,7 cêntimos/litro antes de impostos, e, o PMV do gasóleo aumentou 13,4 cêntimos por litro do quarto trimestre de 2021 para o primeiro trimestre de 2022.

PUB